Você decidiu que quer participar de um trabalho voluntário, mas tem dúvidas sobre como ser voluntário em projetos sociais?
Neste texto vamos te mostrar absolutamente tudo que você precisa saber pra começar a colocar a mão na massa e ajudar ao próximo.
1 – Escolha a causa social em que você quer atuar
Antes de tudo, você precisa definir para qual causa quer atuar.
E fique tranquilo, porque no Brasil existem aproximadamente 800 mil organizações e projetos sociais que estão esperando justamente pela sua ajuda.
Você quer trabalhar pela defesa dos animais? Existem organizações para você!
Quer trabalhar ajudando crianças e adolescentes carentes a se desenvolverem melhor e terem um futuro mais promissor? Essas organizações estão aí aos montes e estão esperando por voluntários como você.
Publicidade
Enfim, existem muitas causas e tipos de organizações diferentes para você colocar a mão na massa.
Para você começar a sua escolha de qual causa quer atuar e aprender como ser voluntário em projetos sociais, listamos abaixo as principais causas em que você pode se envolver:
- Meio Ambiente
- Cidadania
- Combate a pobreza
- Direitos Humanos
- Equidade de gênero
- Educação
- Consumo consciente
- Esportes
- Mulheres
- Defesa dos animais
- Assistência para pessoas em situação de rua
Além dessas causas, existem muitas outras para que você possa colocar a mão na massa.
2 – Encontre uma organização perto de você
Escolhida qual será sua causa, é hora de procurar por ONGs ou projetos sociais na sua cidade.
Recomendamos que você comece fazendo trabalho voluntário, se possível, em um projeto social perto da sua casa.
Isso será bom para você, pelo tempo de locomoção, mas também para o projeto social, porque voluntários que trabalham perto das suas casas tendem a ficar mais tempo no trabalho voluntário.
E como muitas vezes, o trabalho voluntário é fundamental para a continuidade de atividades de uma organização social, é importante que você minimiza os obstáculos que poderão fazer você sair do programa de voluntariado sem aviso ou “do nada”, caso não tenha gostado da proposta ou tenha simplesmente desanimado da ideia.
Temos algumas publicações no nosso blog onde apresentamos as melhores ONGs para fazer trabalho voluntário em:
Se você quer fazer trabalho voluntário, mas no momento não está podendo estar fisicamente na organização, tudo bem.
Hoje existem muitos projetos sociais que aceitam trabalho voluntário no formato de home office.
3 – Entre em contato com o projeto social
Após decidir a causa que você quer atuar e encontrar alguma organização que você tenha o acesso facilitado, chegou a hora de fazer uma pesquisa um pouco melhor sobre o projeto social.
Publicidade
Infelizmente, no Brasil, a realidade da imensa maioria das organizações sociais é precária.
Mas não desanime! É justamente por isso que você, com seus conhecimentos e com sua vontade, pode fazer a diferença.
Para pesquisar você pode simplesmente jogar o nome da ONG no Google e ver se eles têm site ou redes sociais.
Uma dica importantíssima: ao entrar em contato com a organização, seja por e-mail, por telefone ou redes sociais, recomendamos que você já pergunte diretamente se pode atuar coma função que quer exercer na organização.
Exemplo: se você domina a matemática e quer dar aula em um cursinho popular de pré-vestibular, não pergunte o que você pode fazer como voluntário, mas manifeste, de forma clara, que a sua intenção é dar aulas de matemática.
Ir direto ao ponto vai auxiliar tanto você como a organização, que, ao receber um voluntário, precisa averiguar se tem os recursos materiais e até financeiros, se for o caso, para conseguir “absorver” seu trabalho voluntário.
4 – Refine sua pesquisa
Caso você queira conhecer melhor ainda a organização, sabendo quem trabalha nela e qual função tem, recomendamos que você pesquise o LinkedIn do projeto social.
Acompanhar as publicações das pessoas que trabalham no projeto social pode ser uma excelente forma de entender se você, de fato, se identifica com a causa e, ainda mais importante, com a missão da organização que você quer trabalhar.
Publicidade
Se for o caso e você sentir que vale a pena, entre em contato com alguém que trabalha no projeto social, faça perguntas, se mostre interessada sobre a organização.
As pessoas que trabalham no terceiro setor normalmente são bastante abertas para trocas. Aproveite isso!
5 – Coloque a mão na massa
Após definir a causa, o local que quer trabalhar, pesquisar sobre a organização e ter contactado o projeto social, é hora de colocar a mão na massa.
Essa é a melhor parte: é a hora em que você entra em contato com a causa que você escolheu defender e encontra seus pares, ou seja, pessoas que também tem vontade de gerar transformações positivas na mesma causa que você escolheu para atuar.
Publicidade
Lembre, contudo, que assim como qualquer outro trabalho, que você irá de fato colocar a mão na massa.
Se comprometa, não desista na primeira semana ou desanime caso a realidade da organização for diferente que você pensou.
É justamente por isso que esses projetos sociais precisam de você.
Eles têm dificuldades e você pode e deve ajudar na melhoria dos projetos sociais da organização.
Publicidade