Você sente que chegou em um momento em que quer ter novas experiências através do trabalho voluntário?
A gente te ajuda a conhecer as melhores ONGs e projetos sociais de Porto Alegre com programas de voluntariados muito interessantes.
Publicidade
O trabalho voluntário pode ser uma excelente oportunidade para ganhar uma nova perspectiva de vida, ganhar experiência de trabalho, que pode enriquecer seu currículo e conhecer melhor a realidade das organizações do terceiro setor em Porto Alegre.
Vamos lá?
1 – ONG SÓ BEBÊ
A ONG SÓ Bebe acolhe recém-nascidos, vindos diretamente da maternidade e que foram encaminhados pela justiça de Porto Alegre para abrigos, por terem nascido em famílias com problemas de dependência em substâncias ilegais como o crack.
A organização atua, portanto, em oferecer qualidade de vida e apoio assistencial para os bebês encaminhados para instituição.
As iniciativas da Só Bebê envolvem garantir que os recém-nascidos tenham plena capacidade de se desenvolverem plenamente. Entre as iniciativas estão:
Creche de Educação Infantil: 15 bebês entre 3 meses a 3 anos são atendidos pela organização para o oferecimento de um local com segurança e acolhimento.
Escola de pais: O objetivo do projeto é reunir pais e mães que moram no Bairro do Cristal para ensinar os melhores hábitos e práticas para cuidar de um recém-nascido ou de uma criança que irá nascer nos próximos meses.
Projeto Ninar: o foco do projeto é acompanhar mulheres que estão grávidas e oferecer o melhor atendimento e direcionamento para que a gravidez ocorra da maneira mais tranquila possível.
Projeto na Rua: O objetivo do projeto é empoderar mulheres da comunidade do Cristal através de palestras sobre violência doméstica, redução de danos e assuntos do mundo feminino.
Se você quer fazer trabalho voluntário em Porto Alegre, atuando com recém nascidos e com a conscientização de mães e pais sobre assuntos importantes durante a gravidez, recomendamos muito que conheçam a ONG SÓ BEBÊ.
Como voluntário você poderá atuar nas atividades de acolhimento com os recém-nascidos, poderá participar da formação das palestras sobre melhores cuidados de bebês e sobre cuidados femininos no período da gravidez e muitas outras ações.
Se sua causa é a primeira infância, entre em contato com a ONG Só Bebê e tira todas suas dúvidas sobre o programa de voluntariado que a organização tem.
A organização fica localizada na Rua Waldemar Gonçalves Dias, R. Aurora, casa 75 – Nonoai, Porto Alegre.
Você pode entrar em contato pelo:
Telefone: (51) 98638-0173
Email: [email protected]
A SÓ BEBÊ vive apenas de doação de pessoas físicas e não conta com ajuda de empresas ou de governos.
Eles estão com uma vakinha aberta para ajudar na manutenção das atividades da casa.
Se você quiser ajudar para além do trabalho voluntário, conheça a campanha de doação da organização <3
2 – Pequena Casa da Criança
A Pequena Casa da Criança atende cerca de 800 crianças de comunidades carentes do bairro do Partenon em Porto Alegre, mais especificamente na comunidade Vila Maria da Conceição.
O trabalho que a organização faz no desenvolvimento de crianças é muito bonito, contando com projetos educacionais, esportivos e em atividades como foco de geração de vínculos das crianças atendidas com os voluntários da organização.
Nota-se que a Pequena Casa da Criança concentra esforços nas atividades que promovem a geração de vínculos entre as crianças.
Isso acontece porque a organização tem o objetivo central de promover a proximidade com a história da criança para que ela se sinta confortável para se abrir, compartilhar seus desafios e para que, juntos, a organização possa trabalhar no desenvolvimento da história das crianças atendidas.
Os projetos da Pequena Casa da Criança são:
- Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental: Educação infantil, a partir de quatro anos, ao 5º ano do ensino fundamental.
- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: Atividades que promovam o acesso à cultura e ao fortalecimento de vínculos através de atividades com voluntários, explorando dinâmicas lúdicas de música, arte-plásticas, ensino de dança e outras.
- Atendimento Psicológico: cientes da importância da saúde mental no desenvolvimento infantil, a organização tem serviços de atendimento psicológico para suas crianças e para pessoas da comunidade de entorno.
Esses são os principais projetos da organização voltado para as crianças e para pessoas de maior idade na comunidade em que atua.
Publicidade
Seu trabalho como voluntário poderá ocorrer nas atividades descritas acima, mas também em ações que a organização chama de fixas ou pontuais.
Ou seja, a Pequena Casa tem planos de voluntariado tanto para pessoas que querem realizar um trabalho com envolvimento de maior duração, tendo compromissos semanais com a organização, como também voluntariados pontuais, de curto prazo.
Entre o trabalho voluntário fixos estão (desenvolvido semanalmente)
- Atendimento Médico:
Se você tem formação superior em medicina e está querendo desenvolver um trabalho voluntário em Porto Alegre, atuando de forma voluntária no atendimento a crianças carentes, a Pequena Casa é pra você. - Atendimento Odontológico;
Dentistas formados também são muito bem vindos nos programas de voluntariado da organização. - Terapia Floral;
Se você é terapeuta floral e está buscando algum lugar para realizar trabalho voluntário em Porto Alegre, a Pequena Casa da Criança pode ser um excelente local para você atender crianças que necessitam dos seus conhecimentos. - Reiki;
Você pode também atuar semanalmente aplicando reiki nas crianças da organização. - Artesanato/Costura/Crochê;
Tem conhecimentos em artesanato? Quer compartilhar seu conhecimento com pessoas atendidas pela organização? A Pequena Casa tem atividades voluntarias de artesanato que podem ser perfeitas para você.
Atividades Pontuais (quinzenais ou mensais):
Estas são as atividades em que você se compromete a estar presente uma vez a cada 15 dias ou uma vez por mês auxiliando com:
- Yoga:
Já imaginou ensinar a saudação ao sol para crianças entre 5 a 11 anos? Se você acabou de se formar em yoga ou já tem experiência na área, a organização aceita trabalho voluntário com yoga.
- Arrecadação de Alimentos e Doações;
Entre em contato com a organização manifestando seu interesse com essa ação tão solidária e importante, especialmente em um momento em que o Brasil tem 30 milhões de pessoas vivendo na pele a insegurança alimentar.
Contato e endereço:
Para entrar em contato manifestando interesse em participar como voluntário ligue para o (51) 3076 0500 ou envie um e-mail para [email protected].
A Pequena Casa da Criança fica na Rua Mario de Artagão, 13, Partenon – Porto Alegre/RS
3 – Food Figthres — Cozinheiros do Bem
O projeto FOOD FIGHTERS aspira garantir que pessoas em situação de rua em Porto Alegre não precisem se preocupar com a possível falta de refeições no seu dia a dia.
A organização reúne pessoas que tenham interesse em se juntar para criar refeições com muito sabor e amor para pessoas que vivem nas ruas.
O bacana do projeto é que você não precisa ser um grande chef para participar.
Se você é daqueles que gosta de estar na cozinha, fazer experimentações com pratos e simplesmente curte cozinhar, você pode participar do projeto como voluntário.
O Food Fighters foi fundado em 2015 pelo chef Júlio Ritta, que trabalhava em premiados restaurantes e decidiu focar seus conhecimentos na criação do projeto social.
Os números do projeto social são impressionantes: desde sua fundação, o Food Fighters já destinou mais de 100 mil toneladas de alimentos para pessoas em situação de rua.
Se você quer fazer trabalho voluntário em Porto Alegre cozinhando quentinhas deliciosas para quem mais precisa, recomendamos muito que você trabalhe com a Cozinheiros do Bem.
Caso você não leve jeito pra cozinha, mas quer atuar com esse público, sem problemas: você pode ajudar com a logística da entrega ou até mesmo com a articulação de parcerias instituição.
Para fazer trabalho voluntário com a organização, entre em contato pelo (51) 984480325 e manifeste sua intenção de ajudar a Cozinheiros do Bem.
Trabalhar com pessoas em situação de rua é uma excelente oportuniade para você ganhar novas perspectivas e estabelecer uma relação mais empática com as histórias de pessoas que, por diversos motivos, acabaram transformando a rua em moradia.
Não perca tempo!
Você precisa deles e eles de você.
4 – ALDEIA DA FRATERNIDADE
A Aldeia da Fraternidade é uma organização que trabalha para o desenvolvimento do potencial de bebês, crianças e jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade social em Porto Alegre.
Os eixos temáticos para alcançar o objetivo de desenvolvimento das crianças atendidas são cultura, arte, esporte, lazer e sustentabilidade.
Atualmente, a ONG atende cerca de 400 crianças de 4 meses até 17 anos.
Entre as atividades que a organização mantêm no seu cotidiano estão as aulas de música para crianças de comunidades carentes de Porto Alegre.
As aulas de música são importantes aliados no cultivo de virtudes como dedicação e esforço, uma vez que para aprender um instrumento a criança precisa demonstrar interesse e entrega no estudo musical.
A Aldeia da Fraternidade oferece aulas de violino, percussão, flauta doce, flauta transversa, violão, viola, violoncelo, contrabaixo e aulas de canto coral.
Se você sabe tocar algum desses instrumento e acredita que seria um bom professor, recomendamos muito entrar em contato com a organização manifestando seu interesse em ajudar.
Atualmente, existem 230 crianças inscritas nas mais diversas aulas de música e você pode fazer a diferença na vida dessas crianças, conhecendo seu dia a dia, suas dificuldades e quem sabe ser uma pessoa importante na formação cidadã desses jovens.
Publicidade
Outra linha de atuação do voluntário é relacionada a prática de esportes.
A organização oferece aula de futebol, judô e jiu-jitsu.
Assim como a música, a prática de esportes pode ser uma excelente forma de cultivar importantes virtudes nas crianças.
Você quer fazer trabalho voluntário em Porto Alegre dando aulas das modalidades que a organização oferece aos atendidos? Não perca tempo, ligue agora mesmo para o contato abaixo e manifeste sua intenção de ajudar estes jovens que tanto precisam de exemplos e modelos de vida.
Para entrar em contato ligue para o (51) 3268 3313 ou entre em contato através do site da organização.
A Aldeia da Fraternidade fica na Rua Dona Paulina, 700 – Tristeza.