Como construir uma ONG transparente [Guia Completo – Atualizado]

Por que ser uma ONG transparente?

Construir uma ONG com foco na transparência é fundamental para garantir a confiança e o apoio de parceiros, patrocinadores, público beneficiado e o território em que sua organização desenvolve o trabalho social.

Quando falamos de transparência, estamos nos referindo ao nível de detalhamento de informações que compartilhamos com atores-chave de uma organização social. Portanto, antes de começar o exercício de construir uma ONG transparante, é importante entender quais públicos precisam ser alimentados com informações sobre o andamento das atividades do projeto social.

Exemplos de públicos relevantes para estimular uma comunicação transparente são:

  • Parceiros
  • Patrocinadores
  • Funcionários e voluntários
  • Público assistido
  • Governo (caso a ONG receba recursos governamentais)

É importante esclarecer que não existe receita de bolo sobre qual público priorizar no momento de compartilhar informações com o objetivo de criar um relacionamento transparente. Cada organização terá públicos diferente de acordo com sua realidade institucional.

Por exemplo, uma organização que recebe 90% do seu financiamento através de convênios com a prefeitura, deve concentrar esforços de comunicação para criar um relacionamento através da transparência com o setor público.

Já uma organização que tem 70% do seu financiamento oriundo de doações de pessoas físicas deve aprimorar sua comunicação com essas pessoas de maneira a garantir o fluxo de doações mensais que são responsáveis por financiar o projeto social.

Por isso é as possibilidades sobre como construir uma ONG transparente são diversas e vão variar de acordo com o grau de maturidade institucional da sua organização.

Benefícios de construir uma ONG transparente

Ao compartilhar de forma transparente e pública documentos sobre as atividades da sua organização, você cria a oportunidade de estabelecer relacionamentos de longo prazo com atores-chave para a sua organização.

Em especial, as pessoas ou empresas que financiam suas atividades podem se sentir seguras de continuar realizando doações ou renovando patrocínios quando notam que você tem uma postura ativa no que se refere a apresentação de dados financeiros e operacionais sobre o projeto social.

Para além de garantir uma boa relação com seus financiadores atuais, ter a transparência como parte da cultura da sua ONG pode ser uma excelente forma de conquistar novos doadores e patrocinadores através do boca a boca.

Imagine que sua organização é completamente financiada por doadores pessoas físicas que apoiam a sua causa social. Ao criar conteúdos demonstrando as atividades desenvolvidas e como ocorreu a alocação das doações recebidas, os doadores podem ser tornar porta-vozes em campanhas com o objetivo de expandir a base de doadores da sua organização.

Ou seja, no final das contas, a transparência deve ser vista como um ativo de relacionamento da sua organização.

Da mesma maneira em que você naturalmente delega funções para a equipe da sua organização social, a produção de material com foco em construir um relacionamento transparente deveria ocorrer de forma igualmente natural.

Documentos para ser uma ONG transparente

Existem documentos fundamentais para que você possa estabelecer uma relação de transparência com seus apoiadores.

Entre os relatórios que devem ser produzidos, de preferência por um profissional de comunicação, estão:

Relatório de Atividades Anuais

O relatório de atividades anuais tem o objetivo de demonstrar de forma clara quais foram as ações e iniciativas lideradas pela organização social no ano. É neste documento que você irá reunir dados qualitativos e quantitativos em relação ao projeto social desenvolvido pela organização.

Exemplo de dados qualitativos que podem constar no relatório:

  • Relatos de participantes do projeto;
  • Relatos de responsáveis pelos jovens que participam no projeto;
  • Relatos de funcionários/voluntários que atuam diretamente no projeto;

Exemplos de dados quantitativos que podem constar no relatório:

  • Número de atendidos pela organização por projeto
  • Número de horas de trabalho em cada projeto
  • Número de profissionais envolvidos para que o projeto aconteça
  • Número de pessoas impactadas indiretamente pela ação da ONG

Para facilitar a compreensão de como deve ser um relatório de atividades, incluímos abaixo o documento de uma organização social localizada no Rio de Janeiro e que atua com crianças e jovens de comunidades de baixa renda do bairro das Laranjeiras.

Como o relatório de atividades é um documento de comunicação que tem o objetivo de encantar os apoiadores da sua organização, é importante que você crie um documento que seja esteticamente bonito e que seja agradável aos olhos.

O objetivo é mostrar os resultados alcançados e as vidas transformadas através da atuação da sua ONG. Portanto, o relatório de atividades deve trazer clareza e seriedade nas informações, mas sem deixar de lado o aspecto emocional característico da atuação das organizações sociais.

Relatórios Financeiros

Se você tem patrocinadores, é de suma importância que você envie periodicamente o relatório de prestação de contas como forma de criar um relacionamento com foco na transparência.

O relatório financeiro demonstrará como os recursos financeiros que você recebeu foram alocados na execução do projeto. Ou seja, apresentar os custos e despesas que você teve ao dar vida ao projeto.

  • Salários e benefícios dos funcionários;
  • Aluguel e manutenção de imóveis: incluindo aluguel de escritórios, sedes, espaços para eventos e outros imóveis.
  • Comunicação e marketing: incluindo despesas com publicidade, design, criação de conteúdo, mídias sociais e outros gastos relacionados à comunicação e marketing.
  • Despesas administrativas: incluindo despesas com contabilidade, assessoria jurídica, seguros, licenças e outras despesas administrativas.
  • Despesas com a execução do projeto: incluindo despesas para que o projeto acontecesse na “ponta”

Diferente do relatório de atividades, o relatório financeiro terá um aspecto mais sóbrio e com menos uso de imagens.

Normalmente, esse tipo de documento é um mix entre tabelas de excel apresentando os custos e despesas envolvidas e algumas linhas de texto descrevendo como aquele recurso foi utilizado e qualquer outra informação que seja relevante para o patrocinador que está viabilizando financeiramente o projeto.

Finalizando

O objetivo sobre como construir uma ONG transparente deve ser estudado de forma estratégica levando em consideração quais são os públicos prioritários para esse tipo de ação e qual deve ser a periodicidade de envio de materiais para seus patrocinadores e outros atores importantes para sua organização social.

Se você ainda não tem patrocinadores e quer saber como produzir uma apresentação de captação de recursos, escrevemos um artigo de passo a passo sobre como estruturar esse tipo de documento.

Leia nossos artigos