Você está procurando modelos de redação sobre a fome no Brasil?
Então, você está no lugar certo!
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Este artigo apresenta quatro modelos de redação sobre a fome no Brasil. O objetivo é servir como material de estudo e aperfeiçoamento da escrita para estudantes que buscam a nota 1000 na redação do ENEM e outros vestibulares.
Os modelos tratam do tema da fome no Brasil sob diferentes perspectivas, explorando o assunto, impactos sociais e o desafio de promover uma sociedade mais inclusiva, além de outras abordagens relevantes para os estudantes.
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Ao final de cada redação, é realizada uma avaliação detalhada, apontando sugestões de melhorias e destacando as competências do ENEM contempladas em cada texto.
Por meio dessas análises críticas, focando nas competências do ENEM, você poderá aperfeiçoar sua própria escrita e se aproximar da nota máxima na redação.
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Vamos lá!
Modelo 1 de Redação Sobre a Fome no Brasil
Desnutridos da Terra: Reflexos Históricos da Fome no Brasil
Desde os tempos coloniais, o Brasil enfrenta um paradoxo devastador: enquanto é um dos maiores exportadores de alimentos do mundo, ainda convive com o drama da fome. A relação histórica do país com a questão alimentar reflete os desequilíbrios sociais enraizados em sua estrutura.
Nos primórdios da colonização, a exploração econômica era centrada no ciclo do açúcar, posteriormente substituído pelo ciclo do ouro e do café. Estas monoculturas, voltadas majoritariamente para exportação, privilegiaram latifundiários e não incentivaram a diversificação agrícola. O resultado foi uma população marginalizada, sem acesso a terras produtivas e, consequentemente, a uma alimentação adequada.
A urbanização acelerada do século XX, sem planejamento e infraestrutura, levou milhares de pessoas a viverem em condições precárias nas periferias das cidades. Nesse cenário, a falta de acesso a serviços básicos e a empregos dignos intensificou a vulnerabilidade alimentar. A fome, que já era um problema rural, passou a ser também uma questão urbana.
No entanto, houve esforços para reverter esse quadro. Na década de 2000, programas sociais como o Bolsa Família e o Fome Zero buscaram garantir a segurança alimentar. Essas iniciativas trouxeram avanços significativos, mas ainda são insuficientes para erradicar completamente a fome.
A solução para esse desafio histórico passa por uma revisão das políticas agrárias, promovendo a redistribuição de terras e incentivando a agricultura familiar. Além disso, investir em educação alimentar e em infraestrutura nas áreas mais carentes é essencial para garantir que todos tenham acesso a alimentos de qualidade.
É fundamental que a sociedade reconheça a fome não apenas como uma questão de caráter humanitário, mas como uma dívida histórica. Somente assim poderemos construir um Brasil mais justo e sem desnutridos.
Análise do Modelo 1 de Redação Sobre a Fome no Brasil
A redação em questão aborda um tema de profunda relevância: a persistente questão da fome no Brasil, contrastando-a com o histórico do país como potência agrícola.
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Começando pelo título, a escolha de “Desnutridos da Terra” evoca uma forte imagem, ligando a questão da desnutrição ao direito à terra, fazendo um aceno à competência 2 do ENEM (Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa) ao utilizar mecanismos linguísticos de maneira eficaz.
O desenvolvimento do texto traça um panorama histórico do Brasil, desde a colonização até os tempos modernos, aludindo às origens econômicas e sociais do problema da fome.
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A conexão entre a monocultura voltada para a exportação e a marginalização da população é bem estabelecida, remetendo à competência 3 do ENEM ao selecionar, relacionar e interpretar informações para defender um ponto de vista.
Ao trazer o cenário da urbanização acelerada do século XX, o texto amplia a discussão sobre a fome, mostrando sua transição de um problema eminentemente rural para uma questão urbana também.
Isso evidencia a capacidade do autor de organizar informações de forma coerente e coesa, em alinhamento com a competência 4 (Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação).
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Os esforços do governo na década de 2000, como os programas Bolsa Família e Fome Zero, são destacados de forma positiva, mas com a ressalva de que ainda há muito a ser feito.
Esta parte do texto demonstra uma postura crítica e analítica, o que é crucial para a competência 3, que se refere a selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Por fim, a redação encerra com propostas de intervenção concretas, como a revisão de políticas agrárias e o investimento em educação alimentar, o que alinha com a competência 5 do ENEM (Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos), ao elaborar uma proposta de intervenção para o problema abordado.
Tabela simplificada de análise:
Competência do ENEM | Pontos Fortes da Redação | Pontos de Melhoria |
---|---|---|
1. Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. | NA | – Verificar a gramática e ortografia da redação. |
2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. | – Título sugestivo e impactante: “Desnutridos da Terra”.
– Uso eficaz de mecanismos linguísticos. |
– Avaliar se a proposta foi totalmente abordada e se outros conceitos poderiam ter sido integrados. |
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. | – Panorama histórico bem traçado e conexão com as origens do problema da fome.
– Análise crítica sobre políticas públicas. |
– Checar se todas as informações estão bem fundamentadas e se não há argumentos vagos ou não relacionados. |
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. | – Transição suave entre problemas rurais e urbanos da fome. | – Verificar se há repetição de ideias ou falta de conectores argumentativos. |
5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. | – Propostas concretas de intervenção, como revisão de políticas agrárias e educação alimentar. | – Avaliar se a proposta respeita integralmente os direitos humanos e se é aplicável na realidade brasileira atual. |
Modelo 2 de Redação Sobre a Fome no Brasil
Brasil: Entre Silos e Barrigas Vazias
O Brasil, frequentemente reconhecido como celeiro do mundo, é uma das nações que mais produz alimentos em escala global. Contudo, enfrenta uma contradição alarmante: a presença marcante da fome em meio à abundância. Esse cenário dramático é resultado direto das profundas desigualdades sociais que marcam a história brasileira.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, mais de 10% da população brasileira estava em situação de insegurança alimentar grave. Isso significa que milhões de pessoas não tinham garantia de uma refeição diária, enquanto o país exportava toneladas de soja, carne e grãos.
A desigualdade social, históricamente enraizada no país, é o principal vetor dessa realidade. O Brasil, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em 2020, está entre os 10 países mais desiguais do mundo. Assim, a concentração de renda em poucas mãos limita o acesso da grande maioria à alimentação adequada.
Além disso, a especulação imobiliária e a estrutura fundiária do Brasil contribuem para esse quadro. Grandes extensões de terras são destinadas à produção de commodities para exportação, enquanto pequenos agricultores, responsáveis por grande parte da produção de alimentos básicos, enfrentam dificuldades de acesso à terra e ao crédito.
Reverter essa situação requer políticas públicas que visem à redistribuição de renda e ao combate à desigualdade. A valorização da agricultura familiar, o fomento à educação de qualidade e o acesso universal à saúde são medidas primordiais. A fome, mais do que uma questão alimentar, é um reflexo direto das injustiças sociais.
O Brasil tem potencial e recursos para garantir que todos os seus cidadãos tenham o direito básico à alimentação respeitado. Porém, é preciso vontade política e ação coletiva para transformar silos cheios e barrigas vazias em um passado a ser superado.
Análise do Modelo 2 de Redação Sobre a Fome no Brasil
A redação começa com um título instigante, “Brasil: Entre Silos e Barrigas Vazias”, o que, desde o início, demonstra domínio da norma culta da língua escrita, ressaltando a Competência 1 do ENEM, que avalia justamente essa habilidade linguística. A capacidade de estabelecer um contraste entre a rica produção agrícola do país e a desafiadora realidade da fome é evidente e bem articulada.
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Ao desdobrar o tema, a redação mostra uma profunda compreensão da proposta, alinhando-se à Competência 2, que avalia a habilidade do candidato em compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema.
A introdução de dados do IBGE e do PNUD dá força e credibilidade ao argumento, embora seja essencial verificar a atualidade e precisão desses dados.
A organização dos argumentos e a sequência lógica, observadas no desenvolvimento, refletem uma boa aplicação da Competência 3, que visa avaliar a capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Enquanto a redação faz um ótimo trabalho nesse aspecto, otimizar a conexão entre os parágrafos poderia melhorar ainda mais a coesão do texto.
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No quesito linguístico, a redação evidencia domínio dos mecanismos necessários para a construção da argumentação, remetendo à Competência 4 do ENEM, que busca avaliar o uso de mecanismos linguísticos na construção argumentativa.
O uso eficaz de conectivos e estruturas argumentativas é uma força, mas uma maior diversidade na articulação textual poderia ser explorada.
Por fim, ao se tratar da elaboração de soluções para o problema em questão, a redação se alinha à Competência 5, que foca na proposta de intervenção do candidato, sempre respeitando os direitos humanos.
As soluções propostas, como valorização da agricultura familiar e fomento à educação, são relevantes. Uma abordagem mais detalhada sobre a implementação prática dessas soluções poderia enriquecer ainda mais essa parte.
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Em resumo, a redação apresenta uma análise crítica robusta sobre a temática da fome no Brasil, demonstrando competência nas áreas linguísticas e argumentativas estabelecidas pelo ENEM, ao passo que desenvolve seus argumentos com base em dados e reflexões profundas sobre as causas e soluções do problema.
Tabela de Análise Simplificada:
Competência Analisada | Pontos Fortes | Pontos de Melhoria |
---|---|---|
Competência 1 (Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.) | Uso adequado da gramática e um rico vocabulário. Título instigante que respeita a norma culta. | Revisão minuciosa para evitar possíveis deslizes gramaticais ou de concordância. |
Competência 2 (Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema.) | Incorporação eficaz de dados estatísticos para embasar argumentos. Tema desenvolvido com profundidade. | Assegurar-se de que todos os dados citados estejam atualizados e sejam precisos. |
Competência 3 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.) | Argumentos bem estruturados e apoiados em fatos. Sequência lógica clara na apresentação das ideias. | Aprimorar a interligação entre os parágrafos para aprimorar a fluidez do texto. |
Competência 4 (Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.) | Uso habilidoso de conectivos e estruturas argumentativas. | Diversificar ainda mais a gama de conectivos para variar a articulação textual. |
Competência 5 (Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.) | Propostas de intervenção claras e pertinentes, como a valorização da agricultura familiar e fomento à educação. | Detalhar mais sobre como as propostas sugeridas seriam implementadas na prática. |
Esta tabela sintetiza a análise feita anteriormente, destacando as principais forças e áreas de melhoria.
Utilize a tabela simplificada de análise para entender melhor quais são os pontos cobrados no ENEM e para entender como você pode melhorar sua própria redação. Criar um senso crítico sobre sua redação apenas fará com que você aprimore suas habilidades de escrita, fazendo com que você fique mais próximo da nota máxima do ENEM e outros vestibulares.
Modelo 3 de Redação Sobre a Fome no Brasil
Fome no Brasil: Quando Silos Cheios Convivem com Pratos Vazios
Mesmo sendo um dos maiores exportadores de alimentos do mundo, o Brasil apresenta um desafio persistente: o combate à fome. O cenário é paradoxal: de um lado, celeiros repletos para atender à demanda internacional; do outro, milhões de brasileiros sem garantia de uma próxima refeição.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019, aproximadamente 10% da população encontrava-se em situação de insegurança alimentar grave, isto é, com acesso insuficiente a alimentos de qualidade e em quantidade adequada. A pandemia da COVID-19 intensificou esse cenário, ampliando ainda mais as vulnerabilidades.
Contudo, a solução para a fome no Brasil não se restringe apenas à produção de mais alimentos. É necessário implementar políticas públicas inclusivas que combatam as raízes desse problema. Primeiramente, a valorização da agricultura familiar, que segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), é responsável por cerca de 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros, é fundamental. Isso pode ser alcançado através de incentivos fiscais, acesso facilitado ao crédito e à tecnologia.
Adicionalmente, programas sociais que visem à segurança alimentar, como o Bolsa Família, devem ser fortalecidos e ampliados. Estes programas, além de proporcionarem um alívio imediato àqueles em situação de vulnerabilidade, incentivam a economia local e garantem a circulação de renda.
A educação também desempenha um papel crucial. Ensinar sobre alimentação saudável, aproveitamento integral dos alimentos e práticas sustentáveis pode reduzir o desperdício, que, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), chega a 41.000 toneladas de alimentos por dia no Brasil.
Combater a fome exige um olhar multidisciplinar e uma ação conjunta entre governo, setor privado e sociedade civil. O Brasil tem os recursos necessários, mas é preciso direcioná-los de maneira eficiente para que pratos vazios se tornem uma imagem do passado.
Análise do Modelo 3 de Redação Sobre a Fome no Brasil
A redação se inicia com uma comparação incisiva, expondo o paradoxo do Brasil como grande exportador de alimentos e, simultaneamente, possuindo desafios sérios de insegurança alimentar, o que demonstra o domínio da norma culta e habilidade em compreender a proposta do tema (Competências 1 e 2 do ENEM). Esta abertura bem articulada efetivamente chama a atenção para a gravidade do problema.
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No desenvolvimento, o autor habilmente usa dados do IBGE para respaldar seus argumentos. Esta integração de dados relevantes e atualizados mostra uma seleção e organização adequadas de informações, atendendo assim à Competência 3 do ENEM.
Além disso, ao abordar soluções como a valorização da agricultura familiar e fortalecimento de programas sociais, o autor demonstra uma profunda compreensão das várias dimensões do problema, tecendo uma discussão bem informada e abrangente.
A menção à importância da educação e ao problema do desperdício de alimentos, por outro lado, poderia ser mais desenvolvida. Esta parte do texto, embora importante, fica um pouco aquém de seu potencial em termos de profundidade e detalhamento.
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Na conclusão, há uma forte reafirmação da necessidade de uma abordagem multidisciplinar, convocando a colaboração entre vários setores da sociedade. Esta é uma proposta de intervenção clara, relevante e bem integrada, alinhando-se à Competência 5 do ENEM.
A redação, em geral, está bem estruturada e flui suavemente, com uso variado de vocabulário e estruturas gramaticais, o que demonstra um bom domínio da língua portuguesa (Competência 4 do ENEM).
No entanto, alguns pontos poderiam ser mais aprofundados para garantir uma análise verdadeiramente abrangente do tema.
Competência do ENEM | Pontos Fortes da Redação | Pontos de Melhoria |
---|---|---|
1. Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. | – Redação inicia com uma comparação incisiva, demonstrando domínio da norma culta. | – Sem pontos específicos mencionados para esta competência. |
2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. | – Entendimento claro da proposta do tema. | – Sem pontos específicos mencionados para esta competência. |
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. | – Uso habilidoso de dados do IBGE.<br> – Abordagem de soluções como agricultura familiar e fortalecimento de programas sociais. | – Aprofundamento sobre a importância da educação e desperdício de alimentos. |
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. | – Redação bem estruturada.<br> – Uso variado de vocabulário e estruturas gramaticais. | – Alguns pontos poderiam ser mais aprofundados. |
5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. | – Proposta de intervenção clara, relevante e bem integrada, abordando a necessidade de colaboração entre diversos setores da sociedade. | – Sem pontos específicos mencionados para esta competência. |
A prática faz a perfeição e com a prática de redações para o ENEM não é diferente.
Quanto mais você criar redações, praticar e estudar as competências exigidas pelo ENEM, maiores são suas chances de garantir a tão sonhada vaga no ensino superior e continuar seus estudos para uma vida profissional cheia de realizações.
Modelo 4 de Redação Sobre a Fome no Brasil
Fome e Política: A Diplomacia do Prato Cheio no Brasil
Ao longo da história brasileira, a fome tem sido não apenas um desafio socioeconômico, mas também uma questão intrinsecamente política. A capacidade dos governos de atender às necessidades básicas da população reflete diretamente em sua legitimidade e no contrato social estabelecido com seus cidadãos.
Nos anos 2000, o Brasil viveu um marco no enfrentamento à insegurança alimentar com a implementação do programa Fome Zero. Esta política, criada durante o governo Lula, buscava assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo ações que iam desde a distribuição direta de alimentos até o fortalecimento da agricultura familiar. Complementando-o, o programa Bolsa Família, também da mesma gestão, surgiu como uma iniciativa de transferência direta de renda, beneficiando milhões de famílias brasileiras e reduzindo significativamente os índices de pobreza extrema no país.
Além destes, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) também merece destaque. Presente há décadas no cenário nacional, ele não só garante refeições diárias para estudantes da rede pública, como também incentiva a compra de alimentos de produtores locais, fortalecendo a economia regional e promovendo práticas sustentáveis.
No entanto, enquanto esses programas indicam avanços significativos, a política brasileira também tem seus reveses. Em períodos de crise econômica e instabilidade política, os investimentos em segurança alimentar e políticas sociais frequentemente enfrentam cortes orçamentários, colocando em risco os progressos alcançados.
Portanto, a questão da fome no Brasil não pode ser dissociada do cenário político. Os avanços e retrocessos neste combate são reflexos diretos das decisões e prioridades de nossos representantes. Garantir que o combate à fome continue sendo uma política de Estado, e não apenas de governo, é essencial para que o país avance rumo à erradicação completa da insegurança alimentar.
Análise do Modelo 4 de Redação Sobre a Fome no Brasil
A redação apresenta uma abordagem interessante sobre a interseção entre a fome e a política no Brasil. Logo de início, o candidato destaca o aspecto político da fome e a relevância do atendimento às necessidades básicas para a legitimidade governamental.
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Isso demonstra uma compreensão aprofundada do tema, cumprindo a Competência 2 do ENEM, que versa sobre a compreensão da proposta da redação.
Os programas citados, como o Fome Zero e o Bolsa Família, são apresentados como exemplos concretos de iniciativas voltadas para a erradicação da fome, mostrando um domínio de conhecimento factual, o que é esperado pela Competência 1 do ENEM, que trata do domínio da norma padrão da língua escrita.
A menção ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) como uma política de longo prazo no Brasil é um ponto forte, mostrando que o autor não se limita a políticas mais recentes ou populares.
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Por outro lado, a redação também menciona as possíveis ameaças a esses programas em tempos de crise econômica e instabilidade política. A análise crítica dos reveses políticos, relacionando-os diretamente aos avanços e retrocessos no combate à fome, alinha-se à Competência 3, que versa sobre a seleção e organização das informações.
Em termos de propostas de intervenção, a redação conclui destacando a importância de manter o combate à fome como uma política de Estado, o que cumpre parcialmente a Competência 5 do ENEM. No entanto, poderia ter explorado com mais profundidade medidas práticas ou novas iniciativas que o Estado poderia adotar para garantir a continuidade e eficácia dessas políticas.
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A redação também apresenta um uso consistente e coeso de argumentos e uma variedade de recursos coesivos, o que se alinha com a Competência 4 do ENEM, que diz respeito à construção da argumentação.
Competência do ENEM | Pontos Fortes | Pontos de Melhoria |
---|---|---|
Competência 1 | Domínio da norma padrão da língua escrita. Demonstração de conhecimento factual através da citação de programas como Fome Zero e Bolsa Família. | – |
Competência 2 | Compreensão clara da proposta e abordagem aprofundada do tema. | – |
Competência 3 | Seleção e organização das informações sobre programas governamentais. Menção ao PNAE como política de longo prazo. Análise crítica dos reveses políticos. | – |
Competência 4 | Uso consistente e coeso de argumentos. Utilização de variedade de recursos coesivos. | – |
Competência 5 | Destaque da importância de manter o combate à fome como uma política de Estado. | Explorar com mais profundidade medidas práticas ou novas iniciativas que o Estado poderia adotar. |
Espero que esta tabela esteja mais completa e útil para você!
Foco, força e determinação
A fome no Brasil é um desafio complexo, com raízes históricas e dimensões sociais, econômicas e políticas. Através da análise dos modelos de redação apresentados, fica evidente que explorar essas múltiplas facetas de forma crítica e propositiva é crucial para se aproximar da nota máxima no ENEM.
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Não desanime! Com estudo consistente, você pode desenvolver excelentes redações sobre este tema tão importante. Lembre-se de que o fundamental é manter o foco nos seus objetivos.
Você tem total capacidade para performar bem na redação do ENEM sobre a fome no Brasil.
Ao finalizar a leitura deste artigo com modelos de redação sobre a fome no Brasil, tenha a certeza de que é perfeitamente viável alcançar a nota máxima no ENEM. Acredite no seu potencial, estude afincadamente, pratique muito a escrita e aprimore sua capacidade crítica.
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Não tenha medo dos obstáculos, encare-os com determinação e otimismo. Você tem tudo para se sair bem na prova de redação do ENEM. Mantenha o ânimo, treine com os modelos apresentados aqui e, acima de tudo, persista diante das dificuldades.
O sucesso virá através do seu comprometimento e do seu foco. Força e determinação nesta relevante jornada!