Você está buscando por redação sobre Uso de celular pelos jovens?
Então você acaba de chegar ao lugar certo.
Neste artigo vamos apresentar 05 modelos de redação sobre Uso de celular pelos jovens e em cada redação abordaremos o assunto sob uma perspectiva diferente para que você possa dominar esse tema e estar preparado caso esse assunto caia na redação do ENEM.
Além dos 05 modelos de redação, oferecemos também análises críticas das redações levando em consideração as competências demandas pelo ENEM. Utilize as análises para fundamentar seu conhecimento sobre quais pontos são observadores nas pessoas que irão corrigir sua redação.
É importante lembrar que ao utilizar a tabela de análise, você poderá ter um entendimento aprofundado sobre quais são os pontos altos e baixos das redações apresentadas abaixo.
Vamos lá!
Modelo 1 de Redação Sobre Uso de celular pelos jovens
“Conectividade na Era Digital: Uma Análise do Uso de Celulares pelos Jovens”
Imersos numa realidade onde a informação flui instantaneamente, os jovens encontram nos smartphones um instrumento, muitas vezes, inseparável. A digitalização da sociedade transformou esses dispositivos em ferramentas úteis para o aprendizado e a socialização. Contudo, a relação dos jovens com a tecnologia clama por um olhar crítico, considerando os impactos que essa dinâmica tem nas esferas individual e coletiva.
No contexto educacional, por exemplo, as possibilidades oferecidas pelos celulares permitem a expansão dos horizontes pedagógicos, promovendo o uso de novas metodologias de ensino. Aprendizado autônomo, compartilhamento de informações e recursos digitais são exemplos dos benefícios proporcionados pelos aplicativos e plataformas. No entanto, a desregulação no uso desses dispositivos pode levar à dispersão da atenção, comprometendo o consumo efetivo de conteúdo.
Em termos de socialização, as redes sociais amplificam o círculo de relacionamentos, permitindo a interação num ambiente além das fronteiras geográficas e temporais. Paralelamente, a exposição constante às mídias digitais pode influenciar a autoestima dos jovens, submetendo-os a padrões estéticos e sociais inatingíveis, acarretando possíveis prejuízos psicológicos.
Todo impacto da tecnologia na vida dos jovens corrobora com a importância da mediação. É crucial que a sociedade – especialmente escolas e famílias – enriqueça o debate sobre o uso responsável dessas ferramentas. A educação digital deve ser promovida para capacitar os jovens a navegar com segurança, equilíbrio e consciência crítica no universo digital.
Portanto, o uso de celulares pelos jovens é uma questão complexa que incorpora benefícios potenciais e riscos significativos. Lidar com essa dualidade implica em aceitar a realidade inegável da tecnologia como parte integrante da sociedade contemporânea, enquanto se busca por um equilíbrio saudável entre conectividade e bem-estar.
Análise do Modelo 1 de Redação Sobre Uso de celular pelos jovens
Observando a redação apresentada, fica evidente que a formalidade da língua portuguesa foi respeitada, evitando-se gírias e expressões coloquiais e apresentando um bom domínio de concordância verbal e nominal.
Contudo, algumas frases se tornaram longas e poderiam ser reorganizadas para aumentar a clareza da ideia contida nelas.A proposta do texto foi bastante clara e a aplicação dos conceitos para desenvolvimento do tema foi bem realizada, integrando variadas áreas do conhecimento e mantendo-se fiel ao formato dissertativo-argumentativo.
No entanto, sugere-se uma maior delimitação do recorte temático. Isso ajuda a trazer mais foco ao desenvolvimento dos argumentos. É louvável a seleção e organização das informações, fatos e opiniões na defesa do ponto de vista, evidenciando uma boa construção argumentativa. Há, entretanto, uma necessidade de interpretar mais profundamente algumas informações, adicionando mais detalhes para fortalecer o argumento.
A argumentação é sustentada adequadamente pelo uso de mecanismos linguísticos, com bom uso dos articuladores textuais e coesão entre os parágrafos. A redação poderia beneficiar-se de um maior uso de recursos estilísticos, o que tornaria o texto mais cativante e dinâmico.
A proposta de intervenção ao problema abordado é bem fundamentada e respeita os direitos humanos, demonstrando bom engajamento e sensibilidade ao tema. Uma sugestão seria a inclusão de mais detalhes das metodologias ou mecanismos que podem ser implementados nesta intervenção.
Tabela de Avaliação Simplificada:
Competência | Pontos Fortes | Pontos Fracos |
---|---|---|
Demonstração do domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa | Respeito à norma culta, com boa concordância verbal e nominal | Frases muito longas, que poderiam ter sua clareza aumentada com reorganização |
Compreensão e aplicação da proposta de redação com conceitos variados para o desenvolvimento do tema | Clareza na proposta e bom uso de conceitos distintos | Necessidade de maior delimitação do recorte temático |
Seleção, relacionamento, organização e interpretação de info para defender o ponto de vista | Boa seleção e organização de info e argumentos | Necessidade de mais interpretação de certas informações |
Demonstração de conhecimento dos mecanismos linguísticos para construção do argumento | Uso adequado de articuladores textuais e coesão entre parágrafos | Uso limitado de recursos estilísticos |
Elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos | Proposta bem fundamentada e respeito aos direitos humanos | Necessidade de mais detalhes da metodologia da intervenção |
“Tela, Toque e Transformação: A Influência dos Celulares na Juventude Contemporânea”
Em um mundo cada vez mais digital, o celular assume proeminência na vida dos jovens. A transição do lúdico infantil para o virtual tem suscitado debates sobre os impactos nessa geração. A teia conectada por dispositivos móveis tece um cenário multifacetado, que une o potencial formativo à ameaça degenerativa, demandando, assim, uma reflexão criteriosa.
Historicamente, a juventude é marcada pela busca de identidade e autonomia. Nesse contexto, o celular é um importante aliado, pois proporciona independência, conectividade, informação e entretenimento. Ele apresenta uma gama diversificada de conteúdos, servindo como uma janela para o mundo, facilitando o acesso à cultura, política e sociedade – elementos essenciais na formação da consciência cidadã.
No entanto, o uso excessivo desse gadget tecnológico tem consequências preocupantes. O consumo de conteúdo superficial e a dependência das redes sociais reforçam a cultura do imediatismo, impactando negativamente a saúde mental dos jovens, desencadeando problemas como ansiedade e depressão. Além disso, a exposição constante pode incitar práticas danosas, como o cyberbullying e o compartilhamento de informações falsas ou pessoais.
Nesse contexto, urge que a sociedade e as instituições de ensino busquem soluções equilibradas. É imprescindível a implementação de projetos educacionais que priorizem o uso qualitativo e consciente do celular, incentivando a leitura crítica dos fatos e a reflexão sobre os impactos do uso constante deste aparelho. Além disso, é crucial a participação dos pais no processo, estabelecendo limites e orientando sobre os perigos.
O celular, portanto, é uma ferramenta poderosa na formação dos jovens, tanto para o bem quanto para o mal. A questão reside no equilíbrio de seu uso, na qual a tecnologia deve promover o crescimento e a formação do indivíduo, e não comprometer sua saúde e bem-estar. Sendo assim, o desafio é transformar a cultura digital numa aliada na formação dos jovens, sabendo-se dosar as vantagens e desvantagens que ela apresenta.
Análise do Modelo 2 de Redação Sobre Uso de celular pelos jovens
Analisando a redação apresentada, podemos observar que ela abordou com clareza o tema proposto, demonstrando amplo domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. A linguagem é adequada e precisa, com a complexidade necessária para tratar a proposta e as nuances dos argumentos. Existem poucos erros gramaticais, sendo, em grande parte, alusivos a uma variação linguística aceita.
É possível dizer que a Competência 1 do ENEM foi bem atendida.A compreensão da proposta da redação e a aplicação de conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema forem bem articuladas, satisfazendo a Competência 2.
A autora efetivamente contextualizou e discutiu as mudanças trazidas pelo uso do celular entre a juventude, destacando tanto benefícios quanto desvantagens. A discussão poderia ter sido aprofundada com mais embasamento teórico ou factual, para fortalecer a argumentação.
Em relação à seleção, relacionamento, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista, a redação é competente em abordar o tema de forma coerente e bem fundamentada.
No entanto, poderia haver uma associação mais explícita entre as informações apresentadas e a solução proposta, para aumentar a persuasão e peso da argumentação.
A produção textual demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, cumprindo a Competência 4. Pode-se perceber um cuidadoso trabalho na coordenação do texto e na articulação dos argumentos.
Mesmo assim, a redação poderia beneficiar-se de uma maior riqueza na variedade de estruturas e de conexões interfrásticas.
Finalmente, a redação elabora uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. A proposta é pragmática e coerente, preenchendo a demanda da Competência 5, embora possa ser mais robusta e detalhada em suas etapas.
Tabela de Avaliação Simplificada:
Competência Analisada | Pontos Fortes | Pontos Fracos |
---|---|---|
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa | Dominou a linguagem formal e coerente. Poucos erros gramaticais. | Pequenas variações linguísticas. |
Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo | Compreendeu e discutiu apropriadamente o tema. | Alguns argumentos pouco aprofundados. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista | Apresentou argumentação coerente e fundamentada. | Falta de associação entre argumentos e proposta. |
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | Coordenou bem o texto e articulou os argumentos. | Falta de variedade nas estruturas de conexão. |
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos | Proposta pragmática e respeitosa. | Proposta poderia ser mais detalhada. |
Modelo 3 de Redação Sobre Uso de celular pelos jovens
“Tecnofilia Juvenil: A Era dos Celulares”
O avanço do uso de tecnologia nos últimos anos, especialmente dos celulares, marcou o advento de uma nova era digital. Impulsionado pela tecnofilia global, estes aparelhos transformaram a maneira como nos conectamos, nos informamos e, principalmente, como nossos jovens crescem, aprendem e se desenvolvem.
A era digital afetou, sem dúvida, o tecido social, onde a população jovem se enquadra como principal consumidora. Celulares tornaram-se parte integrante de suas vidas, proporcionando uma plataforma universal para resolver problemas, mas também criando novos. As plataformas de redes sociais, os serviços de streaming e os aplicativos de aprendizado, são alguns dos benefícios que estimulam a inclusão digital e aprimoram o desenvolvimento cognitivo e social do jovem. No entanto, essa dependência também gerou preocupações crescentes.
O impacto negativo mais iminente é a deterioração da saúde mental. Em um mundo cada vez mais digital, os jovens encontram incertezas, angústias e pressões constantes nas redes sociais, propiciando a disseminação de padrões irreais de beleza, o cyberbullying e outras formas de violência digital. Além disso, a luz azul emitida pelas telas pode afetar os padrões de sono, reforçando problemas como a insônia.
Em segundo lugar, embora esses dispositivos prestem um serviço inestimável ao disponibilizar enormes quantidades de informações, também facilitam a propagação de notícias falsas, potencializando a desinformação. A repercussão dessas ‘fake news’ tem implicações graves que vão além do usuário individual, podendo manipular opiniões, resultando em consequências sociais e políticas preocupantes.
É, portanto, imperativo que políticas públicas efetivas sejam implementadas para orientar e regular o uso do celular pelos jovens. Escolas podem lançar campanhas de conscientização digital e incluir aulas de alfabetização tecnológica em seus currículos, equilibrando o uso produtivo e reduzindo os riscos. A parceria entre os setores educacional e tecnológico pode gerar soluções abrangentes que incentivem o uso responsável da tecnologia.
Assim, ao mesmo tempo que reconhecemos os imensos benefícios trazidos pelos celulares, precisamos garantir que nossos jovens sejam educados para utilizá-los de maneira responsável e segura. Essa é uma questão que exige a intervenção conjunta da família, da escola e da sociedade, a fim de promover uma geração digitalmente saudável.
Análise do Modelo 3 de Redação Sobre Uso de celular pelos jovens
A redação introduz o tema da ‘tecnofilia juvenil’ de forma articulada e coesa, apresentando um argumento sólido que ressalta a dualidade do uso dos celulares para os jovens – uma ferramenta valiosa e, ao mesmo tempo, uma fonte de preocupação.
Reflete bem a formalidade e o rigor requeridos na escrita de uma dissertação para o ENEM, com uma linguagem clara e precisa. A gramática e a ortografia são em sua maioria corretas.
No entanto, poderia beneficiar-se da utilização de mais conectivos para melhorar a precisa articulação e a transição entre ideias.A redação responde adequadamente à proposta, aplicando conceitos de várias áreas de conhecimento para construir o argumento.
Os fatos apresentados são relevantes e atuais, demonstrando também um entendimento claro do formato dissertativo-argumentativo. Contudo, a redação poderia expandir seu argumento explorando em maior profundidade os aspectos sociais, políticos e culturais da tecnofilia juvenil.
Ao defender o ponto de vista, o texto faz um bom uso da interpretação de informações, relatando tanto vantagens quanto desvantagens do uso de celulares pelos jovens. Porém, faltam mais detalhes que apresentem uma visão mais completa e matizada do tema, especialmente ao discutir as possíveis soluções.
A redação faz uso competente de mecanismos linguísticos, articulando argumentos de forma coerente. É visível a tentativa de criar um texto fluído, com ideias conectadas, embora o fluxo lógico possa ser aprimorado com o uso de mais operadores argumentativos.
Finalmente, sobre a proposta de intervenção, a redação faz um bom trabalho ao propor soluções educacionais e de políticas públicas – em linha com a defesa dos direitos humanos – que poderiam ser implementadas para resolver os problemas destacados.
No entanto, a proposta poderia ser mais específica, abordando como essas medidas seriam implementadas na prática e quem seriam os responsáveis por elas.
Tabela de Avaliação Simplificada:
Competência do ENEM | Pontos Fortes | Pontos Fracos |
---|---|---|
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa | Correção gramatical e ortográfica; Linguagem clara e precisa. | Uso limitado de conectivos. |
Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo | Resposta adequada à proposta; Uso de fatos relevantes e atuais. | Pouca exploração de aspectos sociais, políticos e culturais da tecnofilia juvenil. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista | Interpretação de informações relevante; Argumento coerente. | Falta de detalhes para apresentar uma visão mais completa e matizada do tema. |
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | Uso competente de mecanismos linguísticos; Argumentos articulados de forma coerente. | Transição suave entre as ideias poderia ser melhorada. |
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos | Proposta de soluções educacionais e de políticas públicas alinhadas com a defesa dos direitos humanos. | A proposta de intervenção poderia ser mais específica em termos de implementação e responsabilidades. |
Modelo 4 de Redação Sobre Uso de celular pelos jovens
Título: “Conectividade Juvenil: O Impacto do Celular na Sociedade Contemporânea”
Na era digital, o avanço da tecnologia modificou profundamente o dinamismo social e a maneira como interagimos com o mundo. Esse novo contexto é especialmente evidente entre os jovens, onde o uso do celular tornou-se um instrumento quase onipresente nas suas rotinas. Compreender o impacto desses dispositivos na vida desses indivíduos é essencial na formação de uma sociedade integrada às demandas do século XXI.
O celular, inicialmente criado como uma ferramenta de comunicação à distância, evoluiu para um objeto complexo, capaz de realizar uma gama diversificada de tarefas. Atualmente, é peça fundamental na formação do jovem, seja na educação ou no desenvolvimento pessoal. Apps educacionais, plataformas de estudo, assim como redes sociais, permitem ampliar a aprendizagem, o engajamento cívico e a capacidade de expressão desses indivíduos.
Entretanto, a imersão digital também possui facetas problemáticas. Tem-se o cyberbullying, o sedentarismo, além da possibilidade de distorções da realidade alimentadas pelas redes sociais. É inegável que tais questões podem afetar significativamente o psicológico e o desenvolvimento dos jovens, evidenciando a necessidade de uma mediação consciente do uso desses dispositivos.
Uma estratégia prática para mediá-los é incentivar o uso responsável do celular, promovendo oficinas de compreensão digital e cidadania nas escolas. Já na esfera familiar, pais e responsáveis podem estabelecer, em diálogo com o jovem, horários para o uso do celular, desvinculando um pouco a vida virtual da real, sem, contudo, menosprezar a importância desse instrumento no mundo atual.
Ademais, o papel da legislação também é fundamental nesse processo. O Marco Civil da Internet, por exemplo, é um marco regulatório que visa à garantia dos direitos dos usuários na Internet, sendo, portanto, um importante instrumento para proteção dos jovens.
Assim, é imprescindível considerar o uso do celular pelos jovens como um reflexo da nossa era contemporânea. O desafio é, portanto, ensiná-los a utilizar os benefícios proporcionados pela tecnologia, enquanto os protege das suas adversidades, formando assim uma geração verdadeiramente apta para o século XXI.
Análise do Modelo 4 de Redação Sobre Uso de celular pelos jovens
Em primeiro lugar, a redação em análise faz um bom trabalho na apresentação de um texto bem escrito e estruturado. A coerência e coesão são evidentes na organização do texto, indicando um sólido comando da língua portuguesa formal. O uso correto da gramática e a seleção cuidadosa de vocabulário contribuem para a construção de um argumento convincente.
A segunda exigência da redação do ENEM, que é a capacidade de entender a proposta da redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, também é bem cumprido.
É notável que a redação reconhece o significado do celular na nossa sociedade contemporânea e faz um bom uso de exemplos para explorar o impacto desse dispositivo na vida dos jovens.
No entanto, alguns argumentos poderiam ter sido um pouco mais desenvolvidos para melhor estruturar e fortalecer o ponto de vista.
Por exemplo, a discussão sobre a negatividade do uso do celular poderia ser mais aprofundada ao apresentar mais exemplos específicos. Essa seria uma melhoria pertinente, considerando a terceira competência exigida pelo ENEM.
A redação também faz um bom trabalho na construção da argumentação, através do uso de mecanismos linguísticos. Os argumentos são apresentados de uma maneira clara e lógica, criando uma progressão natural na exposição do ponto de vista.
No que concerne à quinta competência do ENEM, a redação propõe de maneira relevante uma intervenção para o problema abordado. As sugestões de promoção de oficinas de compreensão digital e cidadania nas escolas, bem como o uso responsável do celular, são bons exemplos de como o problema pode ser solucionado.
Tabela de Avaliação Simplificada:
Competência ENEM | Pontos fortes | Pontos fracos |
---|---|---|
Domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa | Uso correto da gramática e vocabulário adequado | N/A |
Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema | Apresentação clara do tema e uso de exemplos pertinentes | N/A |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista | Argumentação lógica e coerente | Alguns argumentos poderiam ser mais desenvolvidos |
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | Progressão clara e lógica da argumentação | N/A |
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos | Propostas pertinentes para solucionar o problema | N/A |
Modelo 5 de Redação Sobre Uso de celular pelos jovens
“Tecnologia Móvel: Uma Espada de Dois Gumes para a Juventude Moderna”
Não se pode negar a ascendência global das tecnologias móveis, especialmente smartphones, na vida da juventude moderna. São ferramentas poderosas de comunicação e educação, mas também apresentam desafios consideráveis. Este ensaio discutirá os aspectos positivos e negativos do uso de celulares pelos jovens e proporá maneiras de usar essa tecnologia de maneira construtiva.
Os smartphones fornecem acesso inédito a informações e possibilidades de aprendizado. Hoje, os jovens podem explorar enciclopédias virtuais, tutoriais em vídeo e cursos online ao alcance dos dedos. A aprendizagem móvel anunciou uma nova era de educação mais personalizada e interativa. Além disso, smartphones permitem conexões globais instantâneas, reduzindo a distância entre os jovens e o mundo, promovendo a globalização da consciência juvenil.
No entanto, a mesma tecnologia que leva conhecimento e conexão também traz perigos. O vício em smartphones se tornou uma preocupação de saúde mental emergente. O aumento do cyberbullying, a disseminação de notícias falsas e a exposição a conteúdo inadequado são outras preocupações. A criação de uma identidade digital também pode levar à pressão para uma aparência perfeita, afetando a autoimagem dos jovens. Além disso, a problemática do uso excessivo de aparelhos celulares também impacta no âmbito escolar, afetando a concentração e o rendimento dos estudantes.
Portanto, é fundamental equilibrar o uso benéfico do celular e mitigar seus efeitos nocivos. A educação digital deve ser introduzida nas escolas, ensinando os jovens a usar a tecnologia de maneira responsável e eficaz. Deve-se promover o uso crítico e construtivo de redes sociais, orientar a identificação de informações confiáveis e conscientizar os riscos associados. Os pais e educadores também devem dar exemplo, utilizando a tecnologia de maneira equilibrada e consciente.
Em conclusão, a questão do uso de celular pelos jovens é complexa. Apesar dos problemas resultantes do uso excessivo e imprudente, o potencial do celular para educação e comunicação é incontestável. Portanto, é imprescindível que nos esforcemos para modelar o uso do celular de uma maneira que maximize seus benefícios e minimize seus riscos, para cultivar a geração de jovens tecnologicamente proficientes e socialmente conscientes.
Análise do Modelo 5 de Redação Sobre Uso de celular pelos jovens
A redação apresenta uma argumentação bem-estruturada e coerente sobre um tema relevante da sociedade contemporânea, fornecendo uma visão equilibrada e objetiva dos prós e contras do uso dos smartphones por jovens.
Observou-se habilidade no domínio da linguagem formal, com um uso correto de vocabulário e gramática, além de uma organização lógica das ideias.
No entanto, poderiam ser identificados mais detalhes e exemplos que sustentem os argumentos apresentados. Enquanto a redação menciona problemas como vício em smartphones, cyberbullying e a disseminação de notícias falsas, os conceitos não são aprofundados e são mencionados de modo geral.
Isso poderia ser melhorado com a inclusão de dados estatísticos ou exemplos reais para fortalecer o argumento e contribuir para uma argumentação mais consistente.
A proposta de intervenção, embora pertinente, poderia beneficiar-se de uma estruturação mais sólida. A sugestão de “educação digital” e o “uso crítico e construtivo de redes sociais” são ideias válidas, mas seria mais eficaz se a redação apresentasse de forma mais clara como essas intervenções poderiam ser aplicadas na prática.
Por fim, a redação se sai bem na utilização de mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. A sequência lógica de ideias flui bem e a clareza do raciocínio do texto mostra uma compreensão de como os pontos devem se conectar para suportar a argumentação.
Tabela de Avaliação Simplificada:
Competência analisada do ENEM | Pontos fortes | Pontos fracos |
---|---|---|
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa | Uso correto de vocabulário e gramática; Organização lógica das ideias | – |
Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo | Apresentação abrangente do tema; Argumentação coerente ao longo do texto | – |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista | Proposta de visão equilibrada dos prós e contras do uso de smartphones | Falta de exemplos concretos ou dados estatísticos para reforçar os argumentos |
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | Sequência lógica de ideias; Clareza no raciocínio do texto | – |
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos | Propostas pertinentes para o problema abordado | As propostas necessitam de mais detalhamento sobre como poderiam ser implementadas na prática |
Esforço, estudo e perseverança
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das portas mais importantes para o futuro acadêmico e profissional.
Dedicar-se com afinco aos estudos para o ENEM não é apenas uma questão de passar em uma prova, mas sim de construir uma base sólida de conhecimentos que abrirão inúmeras oportunidades.
Cada hora de estudo é um investimento em você mesmo, em seus sonhos e em suas metas. A jornada pode ser desafiadora, mas a recompensa vale cada esforço. Lembre-se de que a determinação e a perseverança são essenciais, e que você é capaz de superar qualquer obstáculo.
Acredite no seu potencial, estude com dedicação e transforme seu futuro!