Esta precisando de ajudar para criar um plano de marketing para sua ONG?
Tem dúvidas sobre por onde começar, quais ferramentas podem te auxiliar no processo e, principalmente, como executar o plano de marketing?
Fique tranquilo.
Neste artigo, vamos desvendar juntos os segredos de um plano de marketing eficaz para ONGs. Vamos explorar as melhores ferramentas, estratégias e, claro, como colocar tudo isso em prática.
Vamos lá?
Defina os objetivos e metas
Antes de começar a estruturar seu plano de marketing para ONGs, é crucial saber qual é o objetivo final que o plano deseja alcançar.
É dizer: ao final do planejamento qual é o resultado que você gostaria de ver concretizado?
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Neste ponto, é importante esclarecer que os objetivos de marketing existem para que os objetivos estratégicos de uma ONG ou projeto social sejam alcançados.
Ou seja, o objetivo de marketing vai facilitar que determinado objetivo estratégico seja alcançado.
Vamos trazer exemplos para facilitar o entendimento:
Imagine que uma ONG notou que o número de doadores participantes do programa de apadrinhamento caiu 30% nos últimos 12 meses.
A gestão da ONG, sabendo que a linha de receita relacionada ao apadrinhamento é relevante no orçamento da organização, decide tomar uma iniciativa para reverter essa situação.
Após analisar os dados e entender que uma parte dos doadores saíram do apadrinhamento por não sentirem que tinham uma conexão com as crianças apadrinhadas, a gestão estimula o setor de marketing a trazer contribuições para aumentar novamente o número de doadores.
Após uma reunião, o objetivo do planejamento de marketing foi definido:
AUMENTAR O NÚMERO DE DOADORES NO PROGRAMA DE APADRINHAMENTO
Definido o objetivo do planejamento de comunicação, agora é o momento de apresentar a meta.
Na definição da meta é importante especificar ainda mais o objetivo que foi definido, trazendo uma definição termporal, ou seja, em quanto tempo buscamos atingir o objetivo e também trazer uma definição quantitativa.
Um exemplo de meta para o objetivo estabelecido acima seria:
AUMENTAR EM 40% O NÚMERO DE DOADORES NO PROGRAMA DE APADRINHAMENTO NO PERÍODO DE 6 MESES.
A importância de incluir um valor quantitativo num espaço temporal se justifica pela necessidade de mensurar os resultados obtidos com o plano de marketing definido.
Sabendo exatamente o que se quer, fica muito mais fácil de definir porque o plano de marketing atingiu ou não seu objetivo.
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Pronto.
Agora temos uma rota, um caminho a seguir, um objetivo e uma meta palpável a ser alcançado.
Com esses pontos definidos, agora é hora de entender o COMO.
Ou seja, como vamos alcançar o objetivo traçado no plano de marketing para uma ONG.
Defina o orçamento.
É importante estar ciente que executar um plano de marketing tem custos.
Sabemos que no Brasil, a maioria dos gestores de ONGs e projetos sociais vivem com o orçamento bastante apertado. Ainda assim, é importante entender quantos recursos podemos mobilizar para atingir nosso objetivo.
É especialmente importante separar um valor para uma ação que, se der certo, vai gerar mais retorno do que o custo daquela campanha de marketing.
Saber o valor exato de quanto aquela ação irá nos custar facilita e muito em entender se aquela ação gerou o resultado esperado.
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O lado positivo é que hoje existem muitas ferramentas, meios de comunicação e softwares que são completamente gratuitos e que podem ajudar na construção do plano de marketing para uma ONG.
Portanto, se a sua organização tem recursos escassos, não desanime.
É possível realizar uma plano de marketing para uma ONG com valores baixos como R$100 ou R$200.
Definido o seu orçamento, é hora de entrarmos na construção dos canais de comunicação e marketing
Defina canais, plano de ação e mensagem.
Você já sabe qual seu objetivo, suas metas e quanto de recursos pode gastar no plano de marketing para sua ONG.
A definição de canais é basicamente selecionar por quais meios seu público-alvo vai receber sua mensagem.
No exemplo fictício que citamos, algumas perguntas são importantes antes de selecionarmos os canais de comunicação e marketing que vão atingir nosso público.
Lembrando que nosso objetivo é:
AUMENTAR O NÚMERO DE DOADORES NO PROGRAMA DE APADRINHAMENTO
Algumas perguntas que vão ajudar a definir os canais de comunicação e marketing.
- Temos o contato dos doadores que abandonaram o programa de apadrinhamento?
- Quais são os canais que os atuais doadores utilizam para se comunicar com sua ONG?
- Qual é a idade dos doadores atuais do seu programa de voluntariado?
- Existe uma lista de pessoas que demonstraram interesse na ONG participando de eventos da organização?
- Você tem um site que coleta e-mails dos visitantes?
Essas perguntas são importantes para que você defina um comportamento de uso de mídia do seu público-alvo.
Isso é, se seu público alvo tem mais idade, dificilmente criar uma campanha no TikTok trará algum resultado para atrair novos doadores para o programa de apadrinhamento.
Resumindo: ao conhecer seu público-alvo e conhecer seu comportamento de consumo de mídia, você terá mais propriedade para criar um plano de marketing para ONGs que fale com o público que você de fato tem interesse.
No exemplo que apresentamos, o programa de apadrinhamento já estava rodando e tinha doadores mensais. Conhecer o hábito de consumo desses doadores que já fazem parte do programa também é importante.
Saber como eles chegaram até você, porque decidiram apadrinhar uma criança e até mesmo escutar deles opiniões sobre o programa pode ser uma excelente forma para definir seus canais de comunicação e marketing.
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Porque não entrar em contato com os doadores que abandonaram o programa de apadrinhamento e tentar trazê-los de volta para sua organização?
Reconquistar um doador antigo é mais barato do que trazer um doador novo para seu programa de apadrinhamento.
Todas essas questões são relevantes no momento de definir seus canais de comunicação e marketing.
Digamos, então, que a gestão se reuniu com o setor de marketing e todas as perguntas acima foram respondidas. Foi definido que os canais para atração de novos doadores seriam:
- Site
- Assessoria de Imprensa
- Redes sociais (Facebook e Instagram)
- Contato Telefônico
- Evento
Com a definição dos canais de comunicação e marketing, agora é hora de estabelecer a criação de uma ação para cada canal.
Nesse ponto, é importante ter em mente o objetivo e as metas que foram traçadas.
Dessa forma, após um debate aprofundado, o setor de comunicação e marketing apresentou as ações que seriam realizadas em cada canal de comunicação visando atingir os objetivos e metas do plano de marketing da organização.
Canal | Ações |
---|---|
Site | Cadastro de pessoas para construir um relacionamento por e-mail e vender o programa de apadrinhamento no processo. |
Assessoria de Imprensa | Enviar releases para a imprensa local apresentando a organização. A ideia é levar as pessoas para o site para preencherem o formulário de cadastro. |
Redes sociais (Facebook e Instagram) | Criar um cronograma de publicações apresentando o programa de apadrinhamento da organização. |
Contato Telefônico | Entrar em contato com antigos doadores para retornarem ao programa de apadrinhamento. |
Iniciar um relacionamento por e-mail de pessoas que visitaram a organização ou participaram em eventos realizados na organização. |
Pronto.
Agora temos um plano de ação definido com canais selecionados e um objetivo e metas a serem atingidos.
O próximo passo é sobre a estruturação da mensagem para seu público-alvo.
Aqui é importante estabelecer qual vai ser o tom da campanha de apadrinhamento.
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Você vai mostrar as crianças apadrinhadas como coitadinhas e tentar estimular o lado emocional do potencial doador para que ele faça uma contribuição?
Ou vai preferir construir uma mensagem mostrando que a potência de jovens de baixa renda está escondida e que com o apadrinhamento o doador estará aflorando o potencial existente na criança apadrinhada.
É importante ter uma definição clara de qual tipo de mensagem de comunicação você quer utilizar para impactar seu público alvo. E para isso, é importante rever coisas que funcionaram no passado e ações que não deram tão certo assim.
Organize seu plano de marketing.
Após definir todas as etapas do seu plano de marketing, chegou a hora de organizar ele em um planilha.
Você pode utilizar programas como o Trello ou o Google Task para te ajudar, mas como queremos simplificar o processo vamos te demonstrar como organizar seu plano de marketing em uma planilha do Google.
A importância de organizar o plano de marketing se explica porque é normal que durante o processo de execução você se sinta perdido em qual etapa está e qual é a próxima etapa para iniciar.
Dessa forma, você acaba tendo um controle visual das etapas do planejamento de marketing, sabendo em qual etapa está e o que esperar em cada um dos processos.
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Pensando em te ajudar, criamos uma planilha de exemplo para você baixar e poder utilizar no seu próprio plano de marketing.
Para baixar a planilha, clique na imagem.
Mensure, mensure e mensure.
Após finalizar o plano de marketing para uma ONG é hora de sentar com toda a equipe e mensurar os resultados.
É neste momento em que você destaca os pontos positivos e negativos do plano, tentando aprimorar os pontos fracos e fortalecer os pontos fortes.
É importante entender o que deu certo e pode ser repetido em campanhas futuras e o que deu errado, porque deu errado e como evitar com o aprendizado conquistado com os erros.
É apenas com a mensuração que conseguimos entender os resultados do nosso plano de marketing.
Ferramentas gratuitas que podem te ajudar.
Ferramenta | Tipo de Uso |
---|---|
MailerLite | Campanhas de e-mail marketing |
Google Analytics | Campanhas com foco no site |
Trello | Gestão de projetos e equipes |
Estúdio de Criação | Organização de publicações nas redes sociais |
Esperamos que este artigo te ajude a estruturar um plano de marketing para uma ONG e que a organização cresça e atenda mude muitas vidas.