Quer sair da sua zona de conforto e colocar a mão na massa trabalhando como voluntário em Brasília?
Publicidade
O trabalho voluntário é um excelente caminho para conhecer projetos, iniciativas e pessoas comprometidas com causas importantes para a sociedade. É também a oportunidade para você desenvolver habilidades ao mesmo tempo que faz a diferença na vida de outras pessoas (ou bichinhos).
Pensando em te ajudar nesse processo, separamos 4 ONGs para para que você possa fazer trabalho voluntário em Brasília.
1 – Projeto Dividir
O Projeto Dividir nasceu pela demanda crescente por segurança alimentar no período da pandemia.
Devido aos efeitos socioeconômicos desse período, muitas famílias, impossibilitadas de comprar gêneros alimentícios para alimentar suas filhos, começaram a recorrer a redes de solidariedade, como é o caso do Projeto Dividir, para garantir que não faltasse comida em casa.
Em parceria com restaurantes, o projeto conseguiu distribuir cerca de 28.000 refeições para pessoas em necessidade em Brasília.
Com o cenário pandêmico dando sinais de melhoria, o Projeto Dividir decidiu utilizar a rede e a força que foram fundamentais para dar início ao projeto para iniciar um movimento mais ambicioso.
O objetivo agora é criar uma Cozinha Para Dividir: um espaço onde pessoas em situação de rua e a população carcerária possa ter treinamentos e cursos para capacitação como auxiliar de cozinha e garçom. A ideia é oferecer os cursos ao mesmo tempo em que os participantes produzem alimentação de qualidade para pessoas que vivem sem segurança alimentar.
E é claro que pra iniciar esse processo eles estão buscando pessoas que querem fazer trabalho voluntário em Brasília, local de atuação da organização.
Se você curtiu a ideia, que trabalhar garantindo segurança e soberania alimentar entre pessoas que estão passando fome agora, inscreva-se como voluntário. Eles precisam de você e você precisa deles. Vá enfrente.
Para realizar a inscrição como voluntário, entre em contato pelo instagram do projeto manifestando sua intenção de ajudar.
2 – Instituto Vida Positiva
Após perder um grande amigo para a AIDS, Vicky Tavares, fundadora da Instituto Vida Positiva, resolveu erguer as mangas e fazer algo a respeito.
Começou a trabalhar como voluntária em uma organização que dava assistência para crianças portadoras de HIV. Se apaixonou pelas crianças e pela causa.
Em determinado momento, a organização em que ela atuava estava com dificuldades para captar recursos e continuar suas atividades. Envolvida emocionalmente, ela não pensou duas vezes e criou seu próprio instituto para poder acolher essas crianças e continuar o trabalho que vinha realizando como voluntária.
Assim nasceu o Instituto Vida Positiva, organização que oferece atendimento para dezenas de crianças e adolescentes que convivem com HIV.
Publicidade
O atendimento da organização envolve oferecer um lar para as crianças (que é a sede da organização) e também alimentação completa, banho, remédios, aulas de esportes e a realização de matrículas nas escolas públicas de Brasília. Ou seja, a organização garante que a criança ou adolescente soropositivo tenha tudo o necessário para que possa se desenvolver no seu pleno potencial.
Como as crianças vivem na sede da organização o trabalho para produzir alimentação, o chamado Lanchinho Positivo, também é um importante foco de atuação da organização.
E essa é uma das possibilidades que a organização oferece de fazer trabalho voluntário em Brasília, através da ajuda na montagem dos lanches.
Todo sábado, um grupo de voluntários monta o lanche, com sucos, biscoitos e mensagens de amor e carinho para as crianças.
Atuar como voluntário na Vida Positiva é principalmente marcar uma posição contra qualquer preconceito que ainda existe contra pessoas soropositivas, especialmente quando estamos falando de crianças e adolescentes que convivem com o vírus.
De acordo com a própria Vicky Tavares:
O maior vírus que temos que combater hoje não é mais o vírus da HIV. Com o tratamento correto, é possível ter uma vida completamente funcional e feliz. O maior vírus é o preconceito que ainda existe com pessoas portadoras de aids. Hoje ainda tem gente que acredita que AIDS pode ser transmitida facilmente compartilhando itens ou abraçando pessoas com HIV. Isso não existe mais por conta dos remédios. Temos que vencer o vírus do preconceito. As crianças e jovens não escolheram pegar AIDS e ainda que adultos tenham se contaminado durante uma relação, essas pessoas merecem respeito e cuidado.
Vicky Tavares – Fundadora da Vida Positiva
Se você quer se envolver com essa causa, entre em contato com a organização pelo instragram ou pelo telefone (61) 3035-2950.
A sede da organização fica na no Setor de Habitações Individuais Geminadas Sul, Quadra 711, Bloco Q, Casa 04 – Brasília – DF.
3 – Instituto Mãos Solidárias
A organização Mãos Solidárias tem o objetivo de levar esperança e oportunidades para crianças e adolescentes carentes da comunidade Sol Nascente.
Para isso, a organização investe desde 2016 em um programa que busca proporcionar assistência social, saúde, esporte, lazer e cultura na região da comunidade Sol Nascente.
A atuação da ONG é bem abrangente, contando com projetos que vão desde o incentivo da prática de esportes pelas crianças, aulas de inglês, cursos profissionalizantes até aulas de robótica. Portanto, se você quer trabalhar como voluntário em Brasília, a Mãos Solidárias é uma excelente opção por precisar de conhecimentos de diversas áreas em suas linhas de atuação.
A Mãos Solidárias inclusive tem um importante programa de voluntariado, contando com oportunidades pontuais de voluntariado em Brasília e também com ações de médio e longo prazo onde é possível ter um envolvimento maior com as causa defendidas pela organização.
Um exemplo de trabalho voluntário de médio prazo é o que eles chamam de voluntário articulador. Esse tipo de voluntário tem uma característica mais estratégica para a sobrevivência da organização e trata-se de vagas para pessoas que tem uma rede de amigos e profissionais que podem auxiliar com o fechamento de parcerias importantes.
Seria o caso de alguém que conhece empresas ou pessoas que costumam apoiar projetos sociais em suas linhas de responsabilidade social para fazer a ponte entre a Mãos Solidárias e essas empresas. Caso você opte por trabalhar nesse programa de voluntariado, saiba que seu esforço trará melhores condições de vidas para as crianças carentes do Sol Nascente.
Devido a sua atuação e excelência nos projetos, a organização foi premiada em 2021 com o selo 100 Melhores ONGs do Brasil.
Levando em consideração que existem cerca de 800 mil ONGs no Brasil, estar entre as 100 melhores sem dúvida alguma atesta a qualidade e a seriedade do trabalho da organização.
Gostou da Mãos Solidárias e quer fazer trabalho voluntário em Brasília?
Acesse o site e se inscreva hoje mesmo! Não perca tempo, a vida é curta.
4 – Amigos da Vida
A organização Amigos da Vida atua na promoção e defesa da população LGBTQIA+.
Os projetos da organização envolvem atendimento psicológico da população LGBTQIA+, capacitação para geração de renda oferecendo cursos profissionalizantes de DJ, bartender e barista e na construção de brinquedotecas dentro de hospitais públicos de Brasília como forma de criar um ambiente agradável e acolhedor dentro de unidades públicas de saúde.
A importância do trabalho da Amigos da Vida se justifica por conta da marginalização que ocorre com a população LGBTQIA+, especialmente pela população trans, que sofre diariamente com preconceitos e descriminação.
Infelizmente, há 13 anos consecutivos, o Brasil está no topo da lista dos países que mais mata pessoas trans. As mortes de pessoas trans no Brasil representam 33% de todas as mortes mundiais dessa população.
Em 2021, foram assassinadas 140 pessoas trans no Brasil.
É importante lembrar que existe uma dificuldade metodológica nessas pesquisas. Por exemplo, em alguns estados brasileiros, o número de mortes de pessoas trans chega a zero, não traduzindo a realidade da situação naquela localidade.
Isso ocorre porque muitas vezes, nos registros da ocorrência, não são apresentados dados de gênero na ficha policial.
É essa realidade que a Amigos da Vida que transformar, caminhando para uma sociedade de maior justiça social entre grupos marginalizados.
Você pode fazer trabalho voluntário em Brasília atuando nos diversos projetos que a instituição lidera.
Publicidade
Se você é sensível a causa e acredita que pode auxiliar de alguma forma, seja atuando como psicólogo ou ajudando nas campanhas de conscientização da organização, não hesite em entrar em contato com eles.
Para ser voluntário você pode acessar o site da organização e manifestar seu interesse em atuar como voluntário.