Chegou a sua hora de colocar a mão na massa, viver uma nova experiência e trabalhar como voluntário em Belo Horizonte!
Publicidade
Separamos 4 ONGs da região para você se envolver, colocar a mão na massa e impactar positivamente a vida de pessoas (ou bichinhos) menos favorecidas.
1 – ASSOCIAÇÃO NOSSA CIDADE
A Associação Nossa Cidade é uma organização da sociedade civil com uma pegada um pouco diferente de outras ONGs.
O objetivo da organização é estimular o desenvolvimento econômico e sustentável de pequenas cidades, que normalmente recebem um fluxo de pessoas em datas turísticas.
Imagine o seguinte: você visita a cidade de Trem de Minas, com população de 10 mil pessoas, e fica maravilhado com o clima bucólico, a qualidade do ar e a simpatia dos moradores da região. Porém, a parte que os turistas não veem é que assim como a maioria das pequenas cidades, Trem de Minas tem indicadores sociais extremamente desafiadores.
E é aí que a Associação Nossa Cidade entra: reunindo grupos de pessoas que querem fazer trabalho voluntário em BH para pensarem de forma conjunta como levar melhorias econômicas, tecnologias sociais e sustentabilidade para essas regiões que normalmente vivem a base do turismo.
A organização atua em três eixos: conhecimento, recursos e talentos.
No eixo do conhecimento a organização busca atrair pessoas que tenham saberes relevantes para a transformação social de uma pequena cidade. Isso quer dizer que eles estão sempre a procura de pessoas dos mais diversos ramos de atividade e que de fato querem se envolver, colocar a mão na massa e mudar a realidade dessas pequenas regiões.
O eixo dos recursos a organização trata de aumentar sua saúde financeira como forma de poder dar início aos seus projetos. A captação de recursos para sustentabilidade do projeto envolve desde doações de pessoas físicas e associados, como captação com organizações que podem ter interesse na causa.
Publicidade
O eixo denominado talento se refere as pessoas que vão fazer a ponte entre a criação do projeto com a aplicação na cidade. Então, imagine que você participou de todo o processo de planejamento da construção de um método de irrigação automática para os fazendeiros da região.
Uma vez o projeto pronto é necessário abordar as iniciativas locias, dialogar, fazer a interlocução com as organizações locias e garantir que o projeto seja bem recebido e tenha a máxima possibilidade de ser finalizado com sucesso.
Incrível, né?
Se você quer uma experiência de trabalho voluntário em BH de médio prazo, nós fortemente recomendamos que você busque o Nossa Cidade e se envolva com os projetos da instituição.
Vai te fazer bem e vai fazer bem a população de pequenas cidades.
2 – ABRIGO BALAIO DE GATO
Se você está buscando por trabalho voluntário em BH apoiando a causa animal, você achou o que queria.
A organização Abrigo Balaio de Gato é uma daquelas iniciativas que sobrevive pelo amor a causa animal. Historicamente no Brasil, a causa animal recebe pouco financiamento de grandes organizações.
E são nessas organizações que o amor pela causa é a principal mola propulsora que faz com que o projeto continue enfrente.
A Abrigo Balaio de Gato é um projeto 100% independente, que acontece em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de resgatar cães e gatos de rua, oferecer tratamento veterinário e promover a adoção consciente dos bichinhos.
Hoje o projeto mantêm aproximadamente 200 animais sob responsabilidade, sendo 180 gatos e 20 cachorros.
Para cuidar de todos esses animais a força do voluntário se faz presente. A equipe conta hoje com aproximadamente 50 pessoas que fazem trabalho voluntário em BH, onde fica o abrigo da instituição.
Além de sobreviver do trabalho voluntário de pessoas que amam a causa, também é possível realizar uma doação recorrente como forma de auxiliar com os gastos, que não são poucos e que tem crescido por conta da alta inflação de alimentos para pets.
Só para ter uma ideia do consumo do abrigo: por mês são 75kg de ração para cães, 650kg de rações para gatos e 360 latas de patê. Além de todos os gastos veterinários que uma ONG como essa acaba tendo para garantir a saúde dos animais.
Você quer abraçar essa causa, fazer trabalho voluntário em BH e colocar a mão na massa? Recomendamos entrar em contato com a organização pelo instagram deles ou pelo site.
3 – Casa de Apoio Pessoas com Câncer (CAPEC)
A CAPEC é uma organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de garantir uma melhora na qualidade de vida de pessoas que estão lutando contra o câncer.
A organização atende a cerca de 70 pessoas diagnosticada com câncer e que, em decorrência dessa situação, encontram-se muitas vezes com a autoestima baixa, com sintomas depressivos e com a saúde mental debilitada. Além disso, a organização garante que a essas pessoas terão asseguradas sua alimentação e o valor do transporte para poder chegar nas consultas médicas para o tratamento do câncer.
Publicidade
O câncer é uma doença que atinge não apenas a pessoa que padece da doença, mas também toda a família do paciente que acaba sofrendo juntos e vivendo a situação com apreensão.
Poder contar com a ajuda da CAPEC neste momento tão desafiador é algo que emociona e que nos faz perceber a importância da solidariedade em momentos tão complexos como o enfrentamento de uma doença complexa como o câncer.
Você pode ajudar nessa causa realizando trabalho voluntário em BH, que é a sede da organização.
Para se inscrever como voluntário, basta acessar o site da organização e manifestar seu interesse em participar das atividades da organização.
Se a missão da CAPEC te emocionou, vai enfrente… se inscreva como voluntário.
4 – Programadores do Amanhã
A organização Programadores do Amanhã tem o objetivo de ensinar programação para negros periféricos como forma de possibilitar que consigam uma colocação no mercado de trabalho que mude suas vidas.
Além de oferecer aulas de programação, a instituição também oferece tratamento psicológico e aulas de inglês. Em suma: a organização garante que o jovem negro, que historicamente sofre com escassez de oportunidades, possa desenvolver uma habilidade que é altamente desejada pelo mercado hoje em dia.
É esse tipo de projeto que possibilita que uma população que sofre de falta de oportunidades, racismo e que, por questões históricas, tem uma dificuldade maior de ascensão profissional que fazem toda a diferença na vida de um jovem negro.
Para buscar vagas de voluntários como psicólogo, programador ou qualquer outra área que você acredite que possa ajudar, recomendamos acessar o site da organização e entrar em contato com eles hoje mesmo.
Publicidade
VÁ ENFRENTE, VIVA!
Você já está aqui, interessado em fazer trabalho voluntário… essa publicação é o empurrãozinho que você precisava.
As organizações precisam de você e você delas. Vamos juntos!