Quer trabalhar como voluntário em algum orfanato no Rio de Janeiro?
Essa atividade pode ser muito recompensadora do ponto de vista emocional.
Fazer parte da vida de crianças, que por algum motivo ficaram órfãs, é um gesto de caridade e de solidariedade muito louvável.
Publicidade
E nós estamos aqui para te apresentar três orfanatos do Rio de Janeiro que conhecemos e que tem vagas em aberto para a atuação voluntária.
Vamos nessa!
1 – Lar Luz e Amor
O Lar Luz e Amor realiza o trabalho de acolhimento de bebês entre 1 a 4 anos, das comunidades próximas de Del Castilho, Inanhauma e Bonsucesso.
Além de realizar o acolhimento de crianças órfãs, a organização também toma conta de filhos de trabalhadores da região, oferecendo atividades lúdicas e de desenvolvimento para estas crianças enquanto os pais estão no trabalho.
A história do orfanato é curiosa e tem a ver com a foto da Vo Nescy, essa simpática senhora da foto.
Em determinada tarde dos anos 90, um grupo de crianças de uma casa de abrigo, estavam prestes a ficar sem lar, devido ao fechamento da casa de acolhimento.
Amigos da Vo Nescy, conhecendo seu coração enorme, entraram em contato com ela contando a situação.
Vo Nescy não pensou duas vezes, foi até a casa de acolhimento e conseguiu convencer a diretoria que deixar aquelas crianças na rua não era uma opção. Ela conseguiu que as crianças ficassem acolhidas por um pouco mais tempo e logo após esse episódio começou a pensar em abrir uma casa de acolhimento.
Mãe de sete filhos biológicos e três adotivos, Vo Nescy expandiu seu amor por crianças e abriu o Lar Luz e Amor, que fica localizado no bairro de Higienópolis no Rio de Janeiro, próximo a Bonsucesso.
Se você quer fazer trabalho voluntário em orfanato no Rio de Janeiro, recomendamos fortemente que entre em contato com a organização.
Entre as atividades para trabalhar como voluntário na organização estão:
- Realizar atividades lúdicas e de recreação para as crianças acolhidas;
- Ajudar nas aulas de reforço escolar das crianças;
- Ajudar nas atividades esportivas que acontecem no espaço da organização;
- Participar dos passeios culturais que a instituição organiza com as crianças.
Enfim, as atividades são muitas e temos certeza que essa experiência vai te impactar de forma positiva.
Poder estar ao lado de crianças, que por diversos motivos, não tem a presença dos pais em suas vidas, pode ser uma contribuição gigante na construção de uma história mais feliz para as crianças acolhidas.
Entre em contato com a organização.
Email: [email protected]
Telefone: (21) 2260-7650
Endereço: Av. dos Democráticos, 1090 – Higienópolis – Rio de Janeiro/ RJ
2 – Lar Maria de Lourdes
O Lar Maria de Lourdes fica localizada na Taquara e iniciou suas atividades no ano de 2.000.
O nome da casa de acolhimento é em homenagem à Maria de Lourdes, que resolveu transformar a sua própria casa em um orfanato para poder atender crianças e adolescentes.
Hoje em dia, a organização trabalha com adultos, crianças e adolescentes que se encontram acamados, seja por alguma doença ou por alguma condição neurológica que os levaram a esta situação.
Publicidade
O objetivo do Lar Maria de Lourdes é tentar, na medida do possível, oferecer a melhorar qualidade de vida que a organização pode oferecer ao seu público atendido.
Para isso, conta com médicos, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos e com uma rede de apoio que auxilia nas demandas do cotidiano das crianças e adolescentes acamados, como dar banho, cuidar do ambiente do orfanato e também auxiliar em funções administrativas da organização.
É importante ressaltar que os acolhidos do Lar Maria de Lourdes não conseguem falar e não expressam vontades como uma pessoa saudável o faria.
Por isso, o cuidado e a atenção com os acolhidos tem que ser redobrado, motivo pelo qual a equipe técnica da organização é muito bem instruída para auxiliar em qualquer tipo de demanda que possa surgir em relação ao bem-estar dessas pessoas.
Se você quer fazer trabalho voluntário em orfanato no Rio de Janeiro e acredita que pode auxiliar a organização com suas demandas do dia a dia, não deixe de entrar em contato.
Naturalmente, por conta de um desconhecimento das doenças que atingem os acolhidos, esse tipo de organização acaba recebendo menos visitantes do que em um orfanato onde as crianças não enfrentam essas condições de saúde.
É por esse motivo que elencamos o Lar Maria de Lourdes como um orfanato para fazer trabalho voluntário.
Essas crianças, adolescentes e adultos precisam da sua ajuda e provavelmente te ensinarão muitas coisas positivas na troca do dia a dia que vocês terão.
Leia o relato da Helena Toscano, que trabalha como voluntária da organização há oito anos.
O Lar Maria de Lourdes fica localizado na Rua Pajurá, 256, Taquara, Rio de Janeiro.
Contato: (21) 3392-9646
E-mail: [email protected]
3 – MINHA CASA
O orfanato Minha Casa fica localizado em Campo Grande e tem uma proposta de atividades que vale a pena conhecer.
A organização trabalha em três eixos de atuação:
- Atendimento a crianças em situação de vulnerabilidade social;
- Atividades para famílias;
- Atividades de empoderamento econômico para famílias;
Portanto, nota-se que além de oferecer serviços para as crianças abrigadas, a MINHA CASA também se preocupa em entender a saúde emocional e financeira de famílias que vivem no entorno da organização.
Atualmente, a organização abriga a dezenas de crianças que, pelo mais diversos motivos, encontram-se sem pais e mães.
O trabalho da organização é totalmente voltado para atender essas crianças e melhorar o quanto possível sua qualidade de vida até que encontrem pais adotivos.
Entre as atividades que a organização oferecer para as crianças estão:
- Educação formal e não-formal;
- Suporte Nutricional;
- Suporte Médico e Odontológico;
- Suporte Psicológico;
- Exames de sangue;
- Atividades esportivas;
- Atendimento pedagógico.
Essas atividades estão abertas para serem desenvolvidas por pessoas que tenham interesse em participar das dinâmicas da organização.
Se você quer fazer trabalho voluntário em orfanato no Rio de Janeiro, entre em contato com a Minha Casa manifestando seu interesse em ajudar.
Você pode dar aulas de algum esporte, pode oferecer atendimento psicológico, caso tenha formação na área e desenvolver até mesmo atividades recreativas para que as crianças possam aprender brincando.
Publicidade
Outras iniciativas para participar como voluntário no orfanato são participar de atividades de ensino não-formal, leitura de livros, brincadeiras com as crianças e qualquer coisa que possa enriquecer o convívio com elas.
As atividades que você pode desenvolver como voluntário no orfanato são várias e recomendamos que você entre em contato pelos telefones abaixo.
A Minha Casa fica localizada na Estrada do Moinho, 135 – Campo Grande, Rio de Janeiro
Entre em contato pelo (21) 3394-3271 / (21) 3936-1409 ou pelo formulário no site da organização.
Publicidade