Como selecionar uma ONG para apoiar [2024 – Atualizado]

Você tem uma empresa e acredita que chegou o momento de contribuir positivamente para causas sociais no Brasil?

É normal ter dúvidas sobre como selecionar uma ONG para patrocinar. Afinal, você quer ter certeza que está patrocinando uma organização que gera impacto social positivo de forma transparente e sustentável.

Neste artigo vamos te apresentar um passo a passo sobre como selecionar uma ONG para patrocinar, apresentando, inclusive, os diferentes caminhos que você pode utilizar para concretizar o apoio para o projeto social de sua escolha.

Vamos lá.

Escolha a forma de patrocínio

Existem muitas formas de patrocinar uma organização social no Brasil.

O mecanismo mais popular e interessante para empresas são as leis de incentivo fiscal à cultura, esporte e do idoso. As leis de incentivo à cultura permitem que sua empresa direcione um percentual do imposto que seria pago ao governo para projetos sociais que estão habilitados a receber recursos incentivados.

Leis de Incentivo

Se a sua empresa recolhe ISS, ICMS e IRPJ (no Lucro Real) você pode buscar formas de patrocinar projetos sociais através do abatimento de um percentual do seu imposto devido.

O ponto positivo de patrocinar um projeto social através das leis de incentivo à cultura é a não necessidade de dispor de um orçamento para essa ação. O apoio financeiro ao projeto já está no orçamento da organização, em formato de imposto.

Apenas é necessário que a empresa tenha conhecimentos sobre como habilitar-se para destinar recursos para projetos sociais.

Verba Direta

Diferente das leis de incentivo, a verba direta é o valor que a organização reserva para apoiar financeiramente projetos sociais. Essa ação normalmente é realizada por empresas mais robustas e de maior maturidade de mercado, pois, é raro empresas jovens disporem de recursos para serem enviados para projetos sociais.

Existem empresas que determinam em seu estatuto social o direcionamento de um percentual do seu orçamento para apoiar projetos sociais. Dessa forma, se a sua empresa é pequena, média ou grande não fará diferença, pois a diretoria se compromete a sempre enviar um valor para apoiar organizações sociais.

É claro que isso depende muito da visão dos membros da diretoria e dos membros que estão a frente da organização.

Doações pontuais

Uma forma mais conhecida de apoiar uma ONG é realizando doações pontuais para campanhas específicas. Imagine que a organização tenha o hábito de dar presentes de natal para as crianças que atende e você pode comprar presentes melhores ou até mesmo fazer uma festa para a criançada do projeto social.

As doações pontuais normalmente são o ponto de partida para empresas que querem colocar o pé no patrocínio, mas ainda não sabem muito bem como.

O lado positivo de realizar doações pontuais é que você, como gestor de uma empresa, pode ir sentindo se a gestão da ONG responde de uma maneira que você acredita ser adequada aos seus pedidos de contrapartida.

Ou seja, a doação pontual pode ser uma forma de “colocar o pé na água” para perceber a temperatura e ir construindo um relacionamento com um projeto social que posteriormente poderá se desdobrar em apoios mais contundentes e de médio/longo prazo.

Após apresentar para sua equipe qual será a forma de apoio/patrocínio que a sua empresa está apta e disposta a realizar, é momento de analisar outros pontos importantes sobre como selecionar uma ONG para patrocinar.

Patrocine uma ONG que tenha complementariedade com seu negócio

Hoje em dia, o patrocínio a um projeto social deve ser visto sob uma ótica estratégica. É dizer: quais atributos de marca e de relacionamento com seus clientes você estará aglutinando a sua empresa ao apoiar o projeto X ou Y.

Para facilitar a compreensão utilizaremos um exemplo real: imagine que o foco de atuação da sua empresa é de frete de navios pesqueiros no nordeste brasileiro. Sua atuação acontece, essencialmente, a bordo de embarcações e navios.

O gestor da organização solicitou a você que busque projetos para serem apoiados e que possam agregar valor a marca da empresa.

Ao realizar uma busca no território por organizações sociais você encontra:

  • Um projeto social que dá aulas de futebol para crianças de uma comunidade de baixa renda próxima;
  • Um projeto ambiental que busca garantir a biodiversidade marítima do local ao mesmo tempo em que gera rende para a comunidade pesqueira onde sua empresa atua;
  • Um projeto musical que ensina aulas de instrumentos orquestrais para idosos

Qual destes projetos, ao serem apoiados por sua empresa, trarão maiores benefícios junto a comunidade local, para a sua marca ao mesmo tempo que realiza um impacto positivo no território?

Sem dúvida alguma, a segunda opção preenche todos os requisitos para que a sua marca seja relacionada com preocupações ambientais, sociais e territoriais ao se associar com a ONG que realiza este tipo de trabalho.

O exemplo acima foi apenas para auxiliar no entendimento de como um patrocínio deve ser visto com uma ação estratégica, onde podem ser colhidos importantes dividendos ao longo prazo caso a relação com a ONG seja positiva e se desdobre em ações de apoio ao território.

Pesquise sobre os gestores da ONG

É primordial realizar uma pesquisa de governança para saber como selecionar uma ONG para patrocinar. Você deve se perguntar:

  • Quem está a frente da organização?
  • Qual a experiência dos gestores com projetos sociais?
  • Qual é o grau de experiência com patrocínio que a ONG tem?
  • Nos últimos 5 anos, qual foi a contribuição que a ONG realizou entre seus atendidos e público beneficiário?
  • Os gestores estão 100% dedicados ao projeto social ou possuem outras responsabilidades profissionais?

Uma ótima maneira de entender um pouco o perfil dos gestores de organizações que sua empresa tem interesse em patrocinar é buscar pelos seus nomes no LinkedIn.

Se os gestores utilizam a plataforma com frequência será possível ter um vislumbre de como pensa, quais são suas propostas e como o projeto se desenvolve no cotidiano.

Em uma publicação recente, apresentamos 3 perfis de gestores sociais que acreditamos que todos deveriam acompanhar devido a sua trajetória e pela contribuição que realizaram ao terceiro setor com as suas respectivas ONGs e projetos sociais.

Resumindo, assim como existe uma ampla pesquisa sobre os gestores de empresas privadas antes de fechar um contrato de negócio, é importante conhecer os gestores a frente das organizações sociais que sua empresa pretende apoiar.

Selo Melhores ONGs

O Prêmio Melhores ONGs realiza uma seleção anual de 100 organizações sociais baseadas em critérios como governança, responsabilidade fiscal, transparência, comunicação e diversidade.

Embora este ponto não seja determinando sobre como selecionar uma ONG para patrocinar, é importante realizar uma pesquisa das organizações que compõe o ranking do último ano.

Essa pesquisa te dará uma referência do que ONGs que passaram por um processo de análise e foram premiadas pelos quesitos citados acima realizam no dia a dia e como gerem seus processos.

Estude os Relatórios de Atividades

A transparência é um ativo estratégico para qualquer ONG que tenha o objetivo de estabelecer parcerias e conquistar patrocinadores.

Nesse sentido, é importantíssimo que a organização social forneça acesso público (seja no site ou redes sociais) ao relatório de atividades do ano. É através deste documento que será possível entender não apenas como a organização age, mas também quantas pessoas a sua ação atinge.

Ou seja, é um documento que reúne em um único PDF todas as ações ocorridas no ano passado, apresentando dados quantitativo e qualitativo para que você, potencial patrocinador, possa realizar uma decisão mais informada.

É no relatório de atividades que a ONG tem a oportunidade de “vender” o impacto social que realiza no dia a dia com sua equipe junto ao público beneficiário.

Pesquise a atuação da ONG no ambiente digital

Ao patrocinar uma ONG tenha consciência de que você está associando diretamente a imagem da sua empresa a um projeto social. É nessa troca associativa que a ONG consegue financiar suas atividades e a empresa é apresentada ao público como promotora de ações de combate a desigualdade social, ambiental e econômica.

Portanto, é de suma importância analisar qual é o discurso que a ONG carrega em suas canais digitais.

Por exemplo, existem organizações sociais que sustentam um discurso com forte aspecto político, devido a natureza do seu trabalho. Outras organizações podem utilizar um discurso com foco religioso devido a suas origens e sua proposta de atuação.

Seja qual for o discurso da ONG no ambiente digital e em seus diversos canais digitais, é importante entender se existe complementariedade e coerência na comunicação da sua empresa com a ONG que está sendo estudada para receber o apoio/patrocínio.

Concluindo…

Existem inúmeros enfoques que podem ser empregados para aprender a como selecionar uma ONG para patrocinar.

Acreditamos que este artigo seja um passo a passo coerente e produtivo para empresas que estão iniciando o processo de seleção e busca de projetos sociais para patrocinar.