03 Exemplos de Projetos Culturais Aprovados pela Lei Rouanet [2024]

A Lei Rouanet é o principal mecanismo de fomento à cultura no Brasil.

Desde sua criação, em 1991, a Lei Rouanet tem viabilizado uma série de projetos culturais em diversas áreas, tais como teatro, dança, música, literatura, artes visuais, patrimônio cultural, audiovisual, entre outros.

Publicidade

Separamos 03 projetos aprovados pela Lei Rouanet que possuem excelência na sua execução e que produzem um impacto social relevante na sociedade brasileira.

Decidimos por apresentar projetos sociais que não estão nos holofotes, ou seja, que não são conhecidos pela grande maioria da população.

Optamos por esse caminho por acreditar que esses projetos merecem serem mais conhecidos e também para dar mais destaque a iniciativas para organizações de menor porte.

Esses projetos ilustram a importância desse mecanismo de incentivo à cultura e servem como inspiração para futuros projetos culturais.

Vamos lá!

Escolas de Música e Cidadania – Agência do Bem

O projeto Escolas de Música e Cidadania (EMC) realizado pela Agência do Bem tem o objetivo de promover a educação cidadã através do ensino de música.

Presente em 6 estados brasileiros e contando com 28 polos, o projeto leva aulas de instrumentos orquestrais como violino, trompete, tuba, viola de arco, clarineta e muitos outros para comunidades de baixa renda.

Projetos aprovados pela Lei Rouanet

No Rio de Janeiro, a iniciativa possui 21 polos, todos localizados em favelas e em comunidades onde normalmente a oferta por esse tipo de serviço cultural é inexistente e a população vive em estado de precariedade de necessidades básicas.

Publicidade

Os outros polos da iniciativa estão localizados em Santa Catarina, Bahia, Ceará, Distrito Federal, São Paulo e no início de 2023 foi aberto um polo na cidade de Braga, em Portugal.

Atualmente, o projeto atende cerca de 2.000 crianças e parte da sua operação é financiada pela Lei Rouanet através de patrocinadores como Nubank, Ternium, Karoon Energy, Klabin e outros (a imagem abaixo é do site da Agência do Bem e reúne todos as empresas patrocinadoras)

O fundador do projeto, Alan Maia, comenta que a iniciativa é muito mais do que apenas uma aula de música em que as crianças participam duas vezes na semana.

O projeto tem uma forte preocupação na formação cidadã dos jovens que passam pelas Escolas de Música e Cidadania.

Entendendo a música como facilitador de processos de aprendizagem, em sua grade curricular o projeto conta com as oficinas de cidadania, onde os alunos aprendem de forma lúdica e divertida, temas centrais na formação cidadã como, por exemplo, direitos humanos, sustentabilidades, direitos e deveres, entre outras.

Um dos diferenciais do projeto e que chama a atenção de patrocinadores, é que a Escola de Música e Cidadania tem o selo de tecnologia social validado pela Fundação Banco do Brasil.

Publicidade

Isso quer dizer que o projeto consegue alcançar resultados de impactos sociais semelhantes mesmo atuando territórios diferentes. Esse ponto é relevante pois permite a possibilidade de escalar o projeto em diferentes localidades e territórios.

Para além da formação cidadã, o projeto também cria possibilidades de profissionalização pela música entre os alunos que tem esse interesse através de participação na Orquestra e Coro Nova Sinfonia, também financiada pela Lei Rouanet.

A Orquestra e Coro Nova Sinfonia é formada pelos alunos de maior destaque dos polos das Escolas de Música e Cidadania.

Apresentação da OCNS no Teatro dos Grandes Atores

Os alunos passam pelo processo de audição, onde são avaliados em relação ao domínio do seu instrumento e ao comportamento. Uma vez aprovados, eles vivenciam a realidade que um músico profissional de orquestra tem como rotina de ensaios semanais, apresentações em casas culturais pelo Rio de Janeiro, recebem uma bolsa-auxílio e figurinos de gala para os concertos.

A Orquestra e Coro Nova Sinfonia existe desde 2011 e já teve a oportunidade de se apresentar em importantes casas culturais como MAM, Pinacoteca, Cidade das Artes, Boulevard do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cristo Redentor e até uma apresentação internacional em Paris, no Olympia.

O grupo também realiza apresentações para as empresas patrocinadoras do projeto, como forma de levar para as empresas a experiência e o talento expostos desses jovens músicos.

A Escola de Música e Cidadania é um dos projetos aprovados pela Lei Rouanet que acreditamos que deveria ser conhecido por mais pessoas devido a sua abrangência territorial e pelo impacto positivo gerado nas vidas dos seus atendidos e dos territórios em que está presente.

Se você achou o trabalho da EMC interessante e quer acompanhar as atividades do projeto, recomendamos acompanhar as redes sociais como o Instagram. 

Instituto Evoé

O Instituo Evoé é um dos projetos aprovados pela Lei Rouanet que acreditamos que todos deveriam conhecer.

A organização se dedica à promoção das artes e democratização do acesso à cultura. Eles gerenciam dois teatros emblemáticos do Rio de Janeiro, o Teatro Riachuelo Rio e o Teatro Prudential, que combinam tradição e vanguarda e oferecem uma variedade de espetáculos e eventos.

Entre os projeto sociais liderados pela organização e que são exemplos de projetos aprovados pela Lei Rouanet, destaca-se o projeto Experimentos Artísticos.

Exemplos de projetos aprovados pela Lei Rouanet

O Experimentos Artísticos é um projeto incrível que tem como objetivo despertar o interesse pela arte e cultura em crianças e jovens de comunidades de baixa renda de  forma divertida e criativa.

Publicidade

Com uma abordagem pedagógica inovadora, o projeto desenvolve a criatividade através de jogos e desafios, usando a linguagem dos games e das redes sociais para estimular o foco e o senso crítico dos participantes.

O projeto atende cerca de 60 crianças da comunidade da Mangueira no Rio de Janeiro e consegue gerar um engajamento e impacto social muito interessante entre os moradores da região.

O projeto recebe apoio da Lei Rouanet e conta com os patrocinadores apresentados na imagem abaixo:

exemplo de projetos aprovados pela lei rouanet

 

Se você achou o projeto interessante e quer acompanhar as atividades, siga a organização nas redes sociais. 

 

MUSEU DO PONTAL

O Museu do Pontal, localizado no Rio de Janeiro, é considerado o maior e mais importante museu de arte popular do Brasil, apresentando uma vasta coleção que celebra a diversidade cultural e criatividade do povo brasileiro. Com um acervo composto por 9.000 peças de 300 artistas, o museu oferece uma visão abrangente da vida e da cultura brasileira através das obras expostas.

Publicidade

O Museu do Pontal é outro exemplo de projeto aprovado pela Lei Rouanet e que recebe financiamento de empresas através do principal mecanismo de fomento à cultura no Brasil.

Recentemente, a instituição inaugurou uma nova sede na Barra da Tijuca, proporcionando aos visitantes um espaço amplo, moderno e agradável, com 14 mil metros quadrados e uma área verde de 10 mil metros quadrados, que inclui um espaço para piqueniques e uma vista deslumbrante do conjunto de montanhas conhecido como Gigante Adormecido.

Além de ser um espaço expositivo, o Museu do Pontal se destaca por promover atividades educativas e culturais, tais como oficinas, palestras e eventos, visando a formação e o engajamento de novos públicos.

Publicidade

A iniciativa é financiada através da Lei Rouanet pela empresas apresentadas abaixo:

Se você tem interesse em acompanhar as atividades culturais do Museu do Pontal, recomendamos que visitem o site da organização e também suas redes sociais.

Esses exemplos de projetos aprovados pela Lei Rouanet demonstram como o principal mecanismo de financiamento da cultura pode ser utilizada de maneira efetiva para o benefício da cultura brasileira.

Publicidade

É importante ressaltar que, apesar de ter enfrentado críticas e controvérsias, a lei é fundamental para a promoção da cultura e das artes em nosso país. Por isso, é necessário continuar discutindo e aprimorando a lei, para que ela possa ser cada vez mais justa e eficiente em seus objetivos.