5 modelos de mensagens para conseguir patrocínio de projeto social

Se você está atrás do primeiro patrocínio do seu projeto social chegou ao lugar certo.

Sabemos como pode ser difícil conseguir a primeira parceria que irá financiar suas atividades e permitir que seu projeto saia do papel e cresça ainda mais.

É importante lembrar que antes de entrar em contato por e-mail solicitando a apresentação do seu projeto social para uma empresa, que você deve ter toda a estrutura de custos do projeto desenhada.

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É dizer: para marcar uma reunião com um potencial patrocinador, você precisa saber o quanto vai solicitar durante ou após a reunião. Existem muitas pessoas que ficam receosas em apresentar valores financeiros nas apresentações que realizam para empresas, mas isso é apenas um bloqueio que muitos profissionais do terceiro setor levam consigo.

Se a empresa respondeu seu e-mail interessada em saber um pouco mais, não há problema algum em apresentar sua estrutura de custos e apresentar valores separados por cotas para que a empresa, caso interessada, possa selecionar a cota que ela acredita ser a melhor para ela.

Portanto, antes de enviar os e-mails baseados nos modelos de mensagens que vamos mostrar, certifique-se que você fez todo o dever de casa anterior, ok?

Outro ponto importante é que você realize ajustes no texto para que ele fique mais próximo da realidade da sua organização social. Dessa maneira, será muito mais fácil estabelecer um laço emotivo com seu potencial patrocinador.

Na mensagem de e-mail para conseguir patrocínio para seu projeto social, é importante deixar claro se o seu projeto está apto a captar recursos por alguma lei de incentivo fiscal, como a Lei Rouanet ou a Lei do ISS.

Se você quer saber como enquadrar seu projeto na Lei Roaunet, escrevemos um artigo sobre o tema. 

Vamos lá.

Modelo 1 – Profissional, formal e levemente emotivo

Neste modelo, a organização fictícia chamada Sophia trabalha há 40 anos com crianças e adolescentes através atividades culturais que envolvem a promoção da leitura. A organização passa por um momento de dificuldade e está em busca de novos patrocinadores.

Prezado(a) [Nome do destinatário],

Meu nome é Jonas e sou representante da ONG Sophia. Atuamos há mais de 40 anos na promoção da leitura para crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda no Rio de Janeiro e já ajudamos mais de 5 mil crianças e adolescentes. No entanto, enfrentamos dificuldades para estabelecer parcerias duradouras e estamos em busca de apoio para continuarmos nossas atividades.

Gostaríamos de solicitar o patrocínio da sua empresa e acreditamos que ele pode fazer a diferença na vida dessas crianças e adolescentes. Em anexo há uma apresentação rápida de poucos slides sobre a organização, caso tenham interesse em conhecer mais detalhes.

Agradecemos pela atenção e consideração. Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida ou prestar mais informações sobre a organização e como o patrocínio da sua empresa pode fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro.

Atenciosamente,
Jonas Cordeiro

ONG Sophia

Modelo 2 – Emotivo, casual mas sem perder o profissionalismo

Essa mensagem é para os potencias patrocinadores da “Mulheres Pra Frente”, uma organização sem fins lucrativos que atua na área da saúde mental de mulheres de São Paulo que estão desempregadas. A Mulheres Pra Frente existe há apenas dois anos.

Oi!

Espero que tudo esteja bem por aí 🙂

Meu nome é Maria e sou a fundadora da Mulheres Pra Frente, uma ONG que atua em São Paulo há dois anos. Nós trabalhamos com mulheres em situação de desemprego que estão com sua saúde mental fragilizada. Eu criei essa ONG porque acredito que todas as mulheres merecem ter oportunidades e serem apoiadas, e isso inclui ter acesso a atividades que possam ajudá-las a recuperar a autoestima e o senso de propósito.

Desde que começamos, já impactamos positivamente mais de 3 mil mulheres, ajudando-as a retornar ao mercado de trabalho. Nossas atividades incluem oficinas de empoderamento, palestras motivacionais e grupos de apoio. Tudo isso é feito de forma despojada e acolhedora, porque queremos que as mulheres se sintam à vontade para compartilhar suas histórias e apoiar umas às outras.

Estamos buscando patrocinadores para expandir nossa atuação e atender ainda mais mulheres. Se você ou sua empresa tiverem interesse em apoiar a causa das mulheres e ajudar a fazer a diferença na vida de quem precisa, seria uma honra poder contar com o seu apoio. Em anexo, envio uma apresentação rápida com mais informações sobre a Mulheres Pra Frente.

Obrigada pelo tempo e atenção!

Um abraço, Maria

Modelo 3 – Mensagem muito emotiva, convencedora, apelativa e engajadora

A ONG fictícia é a Notas Que Ensinam, um projeto de músicas para crianças e que está buscando patrocínio para criar uma orquestra com os alunos mais dedicados do projeto. O foco dessa mensagem é trazer um apelo forte de convencimento puxando bastante para o lado emocional de quem recebe a proposta.

Prezados Senhores,

Meu nome é Roberto e sou colaborador da ONG Notas Que Ensinam, que atua na região da Bahia oferecendo aulas de música para crianças de baixa renda. Através deste projeto, já conseguimos mudar a vida de centenas de crianças e adolescentes, proporcionando a elas uma atividade cultural e artística que os ajuda a desenvolver seus talentos e a ter uma perspectiva de futuro mais positiva.

Mas agora, temos um sonho ainda mais ambicioso: criar uma orquestra com as crianças mais dedicadas do projeto. Imagine só, crianças e adolescentes de baixa renda tocando juntos uma variedade de instrumentos musicais, aprendendo a trabalhar em equipe e a superar os seus limites.

Essa orquestra seria mais do que um grupo de música, seria uma família unida pelo amor à música e pelo desejo de mudar o próprio destino. Mas para realizar esse sonho, precisamos do apoio de patrocinadores como a sua empresa. O patrocínio seria usado para comprar os instrumentos musicais, contratar professores e custear os ensaios e as apresentações da orquestra.

Como contrapartida, oferecemos a exposição da marca da sua empresa em todos os materiais de comunicação da orquestra, incluindo banners, folders, mídias sociais e eventos.

Além disso, a sua empresa será mencionada em todas as nossas apresentações e terá a oportunidade de participar ativamente do projeto, acompanhando o desenvolvimento da orquestra e interagindo com as crianças.

Acreditamos que a sua empresa possui valores e visão de mundo que se alinham com os nossos e que poderíamos juntos fazer a diferença na vida dessas crianças e na comunidade em que atuamos.

Gostaríamos muito de marcar uma reunião para apresentarmos o projeto em detalhes e discutir as possibilidades de patrocínio. A sua empresa teria a oportunidade única de ser a responsável por tornar esse sonho em realidade.

Agradecemos antecipadamente pelo interesse e ficamos à disposição para mais informações.

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Atenciosamente, Roberto.

Modelo 4 – Proposta de patrocínio para empresa que tem atuação no território do projeto social

O modelo 4 é para projetos sociais que tem atuação em um determinado território e está buscando patrocínio de uma empresa que tem ações nesta mesma geografia. Esse modelo contém mais texto descritivo da ação do projeto social e utiliza o ganho da atuação no território para conseguir marcar uma reunião de apresentação dos trabalhos realizados pela ONG.

Oi! Sou a Lara, gerente de comunicação da ONG Viver, e quero falar com vocês sobre um projeto muito importante para nós.

A nossa ONG atua há muitos anos na região da comunidade do Corá, oferecendo atendimento e acolhimento à crianças em nosso orfanato. Temos como missão proporcionar um ambiente de carinho e cuidado para crianças que foram privadas de uma família e que precisam de uma nova chance na vida.

Sabemos que a sua empresa também tem atuação na comunidade do Corá e por isso acreditamos que esta parceria pode ser uma excelente oportunidade para aprimorar o relacionamento da sua empresa com a comunidade.

A gente está construindo um novo cômodo que vai receber bebês recém-chegados, enviados pela Vara da Infância e Adolescência. E é aí que a gente precisa da ajuda de vocês. O patrocínio da sua empresa vai ser fundamental para a gente realizar esse sonho e mudar a vida de muitas crianças.

A gente tem uma apresentação curta da proposta em anexo, mas a gente queria mesmo era poder conversar com vocês pessoalmente e mostrar o quanto esse projeto é importante para a gente.

O que acham de marcarmos uma reunião? A gente quer muito conversar com vocês e mostrar o quanto essa parceria vai ser importante para a comunidade do Corá.

Obrigada! ONG Viver

Modelo 5 – Proposta de patrocínio de projeto ambiental para grande empresa

A empresa causa impacto social ambiental no território em que atua. A ideia é vender a proposta de patrocínio como uma oportunidade de minimizar os impactos na imagem da empresa com a comunidade através do apoio a projeto socioambientais desenvolvido pela ONG fictícia Verde Viva.

Prezado,

Somos a ONG Verde Vida, uma organização sem fins lucrativos comprometida com a proteção do meio ambiente. Atuamos há 5 anos na região do Campinho, realizando trabalhos de reflorestamento e de educação ambiental.

Sabemos que a sua empresa vem enfrentando desafios por conta do impacto socioambiental de suas atividades. Por isso, acreditamos que o patrocínio da Verde Vida pode ser uma oportunidade de demonstrar o compromisso da sua empresa com o meio ambiente e com a comunidade. Além disso, o patrocínio da nossa ONG também pode ajudar a melhorar a imagem da sua empresa e a criar uma relação mais positiva com ativistas e defensores da causa ambiental.

Gostaríamos de saber se vocês estariam interessados em conversar mais sobre essa possibilidade de patrocínio. Em anexo, segue uma apresentação curta dos nossos projetos ambientais.

Esperamos que vocês se unam a nós nessa luta pelo meio ambiente e pelo futuro do nosso planeta.

Atenciosamente, ONG Verde Vida

Finalizando

As mensagens de e-mail acima, com o objetivo de abordar potenciais patrocinadores, tem o objetivo de oferecer um norte inicial para escrever suas mensagens para conseguir patrocínio para seu projeto social.

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Lembre-se sempre de enviar uma pequena apresentação da sua organização para a empresa que você tem interesse em marcar uma reunião para conseguir o patrocínio.

Nada de enviar apresentações longas com 10, 20 ou 30 slides. Nesse primeiro momento, a pessoa que está do outro lado apenas precisa saber por alto como sua organização atua, de maneira a gerar maior curiosidade para que você possa apresentar mais dados durante a reunião.

Nessa publicação recente que fizemos, ensinamos como fazer uma apresentação institucional para potenciais empresas patrocinadoras.