Você quer começar a entrar em contato com empresas para captar recursos para sua ONG mas tem dúvidas sobre como fazer uma apresentação de captação de recursos?
É super compreensível que surjam dúvidas sobre como você deve montar a apresentação do seu projeto social para aumentar as chances de que ele consiga ser financiado por uma empresa ou organização parceira.
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Fique tranquilo! Neste artigo, vamos te ajudar com um passo a passo dos conteúdos que não podem faltar na sua apresentação de captação de recursos.
Para ilustrar todo o processo sobre como fazer uma apresentação de captação de recursos, criamos uma apresentação de uma ONG fictícia da área da educação chamada Amigos da Educação.
Ao final do artigo você poderá baixar a apresentação completa em PDF, que foi elaborada pela empresa Meu Norte.
Vamos lá.
1. Capa da apresentação
A primeira página da apresentação será a capa.
Embora a capa da apresentação seja um conteúdo que é consumido de forma rápida pelo potencial patrocinador, é importante transmitir com imagens e símbolos as características específicas da sua organização.
Se você trabalha com crianças e adolescentes oferecendo aulas de música, dança ou outra expressão cultural faz muita diferença utilizar uma fotografia de excelente qualidade que capte o momento de alegria e de satisfação das crianças ao participar das atividades propostas pelo seu projeto.
É na capa também que você irá expor selos ou conquistas da sua organização de forma visual.
Exemplo, se a sua organização ganhou algum prêmio relevante é importante incluir a representação visual desse prêmio na capa. Ainda que o prêmio não tenha nenhum tipo de logotipo ou identidade visual é importante que você mesmo crie um pequeno selo para transmitir o prêmio ganho.
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Isso traz maior credibilidade para sua organização e se você tiver a oportunidade de apresentar o conteúdo para um potencial patrocinador, será o momento em que você poderá abordar do que se trata a premiação.
Se sua organização realiza, por exemplo, auditoria externa dos seus balanços financeiros, porque não criar um selo que transmite a ideia de “contas auditadas”? Esses pontos são relevantes e transmitem características únicas para o leitor.
Veja no exemplo da nossa ONG fictícia, chamada Amigos da Educação, que trabalha com crianças e adolescentes na área da educação de uma comunidade de baixa renda.
2. Introdução – Quem somos, o que fazemos e histórico de atuação
Logo em seguida, é momento de apresentar a sua organização social.
Neste slide, você deve apresentar todos os projetos sociais que constam na portfólio da ONG e não apenas o projeto que você está buscando financiamento.
Tente fazer isso de forma concisa, criando uma linha narrativa que amarre os projetos em um único propósito e utilizando o texto de forma econômica e que vá direto ao ponto que você quer transmitir.
A ideia geral é transmitir O QUE a organização faz, a QUANTO tempo ela faz e qual é o SEU HISTÓRICO de atuação nos projetos que se propõem a desenvolver.
É neste slide que você citará textualmente a missão, premiações, reconhecimentos e iniciativas que diferenciam a sua organização das demais que atuam na mesma área que a sua e possuem projetos parecidos.
Busque utilizar fotos que transmitem o espírito de trabalho e de empenho que você e a sua equipe possuem no cotidiano.
Veja no exemplo da ONG Amigos da Educação como seria construído este slide.
3. Sobre o projeto
Neste momento você deve apresentar o projeto com maiores detalhes de informação.
Seja conciso nas palavras, mas não deixe de colocar nenhuma informação que você julga importante para que o potencial patrocinador tenha uma noção abrangente da proposta do projeto.
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Como o tema é mais denso, você pode quebrar a apresentação do projeto em 2-3 slides.
Pontos relevantes que você deve mencionar são:
- A quantidade de pessoas que seu projeto irá impactar;
- Qual é a faixa etária do seu público assistido;
- Qual é a realidade socioeconômica do público assistido;
- Existem voluntários no projeto? Se sim, quantos?;
- Em qual região/território se desenvolverá o projeto?
Veja o exemplo de slides da Amigos da Educação para ganhar inspiração ao fazer sua apresentação.
É importante apresentar dados quantitativos ao potencial patrocinador para que ele tenha uma noção do escopo e da abrangência do projeto que você está querendo financiar.
Lembre-se que se a empresa tiver atuação no território em que o projeto social é desenvolvido, é importante mencionar a abrangência geográfica da iniciativa e contar um pouco sobre como a organização surgiu no território e qual a sua relação com os moradores daquela comunidade.
Empresas industriais (mineradoras, siderúrgicas e etc) tem relevante interesse em criar um relacionamento positivo e próspero com a comunidade local e uma das formas de viabilizar isso é através do patrocínio e apoio a projetos sociais que acontecem no local de atuação da empresa.
Veja mais informações que você pode incluir na sua apresentação quando estiver falando sobre o projeto.
Note que os slides anteriores abordaram tanto sobre quem é o público assistido como também a metodologia utilizada pelo projeto.
Quando você estiver criando a sua apresentação de captação de recursos é importante entender o que é relevante apresentar ao patrocinador e o que não irá agregar valor a nível de conteúdo. Essa diferenciação é valiosa para que você crie uma apresentação que não seja tediosa e que não se estenda sobre pontos que não são relevantes para o patrocinador.
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Com o tempo e passando por várias apresentações de captação de recursos, você irá aprender o que é relevante incluir e o que é melhor deixar estrategicamente de fora da apresentação.
4. Cronograma de execução
Agora é o momento em que você apresenta, de forma visualmente agradável, um cronograma de execução do projeto.
Recomendamos que você utilize uma cronograma que seja fácil de assimilar, absorver e de compreender. Veja no exemplo da Amigos da Educação como apresentar a execução do projeto.
Note que o modelo acima é simples e criado de maneira a facilitar a compreensão dos leitores deste blog sobre como deve ser apresentado o cronograma de execução.
Inclua no cronograma apenas os grandes marcos do projeto e apresente ao potencial patrocinador como você e sua equipe farão para monitorar o avanço do cronograma do projeto e das metas atingidas por ele. A seguir mostramos um exemplo de como fazer isso:
Ao apresentar as métricas e os meios de verificação do seu projeto social, o potencial patrocinador notará que você possui uma metodologia aplicada ao projeto e que tem formas de verificar se os grandes marcos do projeto estão sendo atingidos conforme o planejado.
O mesmo ocorre com as métricas de impacto: ao demonstrar que o projeto social possui processos estruturados, o potencial patrocinador notará que seu projeto possui um diferencial a nível de gestão, o que causará uma boa impressão e aumentará as chances de consolidar a parceria com a empresa.
5. Oportunidades de Investimento
É neste espaço que você apresentará os valores das cotas para patrocínio da empresa.
Cabe a você e a sua equipe pensar qual é a melhor forma de apresentar os valores das cotas de patrocínio. Ou seja, os valores apresentados serão mensais ou anuais? Qual será o impacto no projeto social caso a empresa decida comprar a cota prata, por exemplo?
É neste slide também que você apresenta, caso tenha, as leis de incentivo que a sua organização social está apta a captar recursos. Aqui no GABACOM ensinamos como você pode inscrever seu projeto na Lei Rouanet e também na Lei do ISS do Rio de Janeiro.
Para muitas empresas no Brasil, a possibilidade de destinar recursos financeiros apenas se torna realidade quando ela o faz mediante a alguma lei de incentivo fiscal, como é o caso das leis de incentivo à cultura. Por isso, não deixe de mencionar este ponto caso seu projeto esteja apto a oferecer esse benefício fiscal para pessoas jurídicas.
Veja o exemplo da Amigos da Educação:
6. Contrapartidas
Quais serão as contrapartidas que você oferecerá para a empresa patrocinadora?
Neste espaço você deve apresentar em quais materiais de comunicação a logomarca da empresa patrocinadora será apresentada. Lembre-se que para a empresa é importante comunicar seus esforços de incentivo a projetos sociais e que quanto maior for o valor que ela for injetar no projeto social, maior devem ser as contrapartidas oferecidas para empresa.
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Alguns exemplos de contrapartidas para empresas patrocinadores são:
- Exposição da marca em folder de divulgação do projeto;
- Exposição da marca em panfleto de divulgação do projeto;
- Realização de um post citando a empresa patrocinadora a cada seis meses;
- Ingressos para atividades do projeto (caso seu projeto tenha em seu escopo apresentações culturais)
- Citação da empresa em discurso de abertura do projeto;
- Inclusão da logomarca na área de parceiros do site.
Esses são alguns exemplos de contrapartida de comunicação que podem ser oferecidos para a empresa.
É importante que você defina com sua equipe quais serão as diferenças das contrapartidas entre uma cota ouro e uma cota prata. Essas diferenciações são importantes para muitas empresas que tem uma maior preocupação em expor a parceria com projetos sociais e associar sua marca com iniciativas sociais.
Veja exemplos de como demonstrar as contrapartidas na apresentação de captação de recursos.
Crie uma separação entre temas sempre com uma “capa” do assunto que será abordado.
Defina as contrapartidas para cada tipo de cota oferecida para a empresa patrocinadora.
7. Conclua
Finalize a sua apresentação de captação de recursos com uma chamada para a ação.
A ideia é convocar o potencial patrocinador para fazer parte da história da organização social.
Veja o exemplo da Amigos pela Educação:
Pronto, agora você já sabe como criar uma apresentação de captação de recursos para projetos sociais que irá impressionar o potencial patrocinador do outro lado da mesa.
Quer desenvolver sua habilidade como captador de recursos?
Dá uma olhada nessas publicações.
- 5 modelos de mensagens para conseguir patrocínio de projeto social
- Saiba como captar recursos por emenda parlamentar [2023]
- Saiba absolutamente tudo sobre a Lei Rouanet
- 3 gestores de ONGs brasileiras que você deveria conhecer
- Aprenda a captar recursos pela Lei Rouanet [2023 | Passo a passo]
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